terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Na Rota das Energias Renováveis

Na Rota das Energias Renováveis - visita de estudo no âmbito da disciplina de Física e Química A para o 10ºAno e também para o 3º Ciclo do Ensino Básico.

A altura ideal é a Primavera.

Algumas sugestões para o Roteiro da Visita

Barragem do Alqueva

A Central Hidroeléctrica de Alqueva está localizada no rio Guadiana, nos Concelhos de Moura e Portel, distritos de Beja e Évora, respectivamente, tendo entrado em exploração em Janeiro de 2004.
É a única grande central hídrica a Sul de Portugal e está equipada com dois grupos reversíveis de eixo vertical, com uma potência unitária de 129,6 MW, sendo a terceira em potência instalada e a oitava em produção média anual, de entre as 27 grandes hídricas nacionais.




Central Solar Fotovoltaica de Amareleja

A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW) pico e 35 MW de potência de injecção na rede, está a ser construída num terreno de 250 hectares, perto daquela vila do concelho de Moura (Beja) e considerada a "terra mais quente de Portugal", devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.



Parque da Natureza de Noudar


A Casa da Malta, com capacidade para alojar 30 pessoas, está preparada para receber grupos de jovens, campos de férias ou visitas de estudo.

Situado a cerca de 8 km da Vila de Barrancos, o Parque de Natureza de Noudar surge na sequência da aquisição da Herdade da Coitadinha, pela EDIA em 1997, com o objectivo de desenvolver nesta propriedade um projecto de compensação pela perda de habitats a nível dos ecossistemas de montado, galerias ripícolas e matagais mediterrânicos induzidos por Alqueva.

Oferecem a possibilidade de realizar diversas actividades :
Aromas de Noudar ( Química) ; Fauna debaixo de uma pedra e Montado do Azinho ( Biologia) e ainda outras actividades no âmbito da Matemática.



Parque de Noudar: Distinção nacional para um projecto de conservação e gestão da diversidade biológica em Portugal




Algumas fotos da visita realizada nos dias 26, 27 e 28 de Março de 2009




Trabalhos realizados pelos alunos do 10º Ano , na Visita de Estudo realizada nos dias 26,27 e 28 de Março de 2009.

Noudar para Pesquisar


Macha, Macha - Alentejo sem Lei

Alentejo Inovador

Yes We Can

Três dias para recordar

Concurso Esmiuçar Copenhaga


Logotipo "Esmiuçar Copenhaga"

Alterações Climáticas em concurso aberto à participação de todos

“Esmiuçar Copenhaga” é um concurso promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente que coloca aos participantes o desafio de apresentar num video-clip uma reflexão crítica sobre a Conferência de Copenhaga, cimeira internacional sobre alterações climáticas que decorre entre 7 e 18 de Dezembro na Dinamarca, e para o qual será necessário fazer o seu acompanhamento e debate.

O concurso tem 2 escalões:
A- Escolas do ensino básico (3º ciclo) e escolas do ensino secundário e/ou profissional
B- Outros: instituições de ensino superior, ONGA, municípios, cidadãos em geral


Mais informações.






Olimpíadas da Química


As "Olimpíadas Portuguesas de Química ", também designadas por "Olimpíadas de Química", são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
Podem concorrer às Olimpíadas da Química Junior alunos do 8º e 9º Anos.

Mais informações.


Às Olimpíadas de Química +, podem concorrer alunos do Ensino Secundário do 10º e 11º Anos.

Mais informações.


Datas importantes:

Início das Inscrições de 4 a 31 de Janeiro

Semifinais (OQ+) - 13 Março

Semifinais (OQJúnior) - 17 Abril

Final (OQ+ e OQJúnior) - 8 de Maio

sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal ... Boas Férias

Feliz Natal com os Looney Tunes





Física nos desenhos animados

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Semana da Ciência e Tecnologia na Ferreira - 23 a 27 de Novembro



A Semana da Ciência e Tecnologia, que se constituiu como um conjunto de actividades de carácter científico-tecnológico promovido pelos professores de Físico-Química, em colaboração com a Biblioteca , decorreu na Sala de Reuniões entre os dias 23 e 27 de Novembro de 2009.


No dia 24 de Novembro, pelas 10h30, assistimos a uma palestra sobre “Raios Cósmicos”, apresentada pelo Dr. Fernando Barão, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas.
O palestrante falou das componentes e modos de detecção de radiações na actualidade e de algumas características das partículas até hoje conhecidas.
No dia 25 de Novembro, pelas 10h, assistimos a uma palestra no âmbito da Obesidade e Diabetes, e das experimentações animais realizadas à volta deste tema, cujo orador foi o Dr. Ricardo Afonso, professor do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Nesta palestra, fomos informados pelo professor, e graças às experimentações em pequenos ratos de laboratório feitas pela sua equipa, que o pâncreas dos ratinhos, tal como o nosso, produz uma enzima, a HISS, que é libertada no sistema digestivo, e que permite a diminuição da glicose no sangue. Sem a HISS, o paciente pode sofrer de obesidade, e com produção de enzima não funcional, pode sofrer de diabetes.
Em seguida, pelas 15h15, assistimos a uma outra palestra, desta vez apresentada pelas professoras Marília Peres e Rosa Pais, da Escola Secundária José Saramago de Mafra, sobre erros científicos nos filmes, cenas cientificamente correctas e comparações, por exemplo, entre a magia do Harry Potter e os progressos da Física ao longo dos tempos, para que coisas semelhantes se possam fazer na realidade.
No dia 26 de Novembro, pelas 11h00, assistimos a uma palestra do Professor Luís Peralta, Professor na Faculdade de Ciências de Lisboa e Investigador do LIP, sobre aplicações da Física na Medicina, mais propriamente sobre a aplicação das radiações electromagnéticas no diagnóstico e tratamento de determinadas doenças.
No dia 27 de Novembro, pelas 10h00, assistimos à última palestra no âmbito deste evento da Semana da Ciência e da Tecnologia. Foi orador o Dr. Nuno Santos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Medicina Molecular.
Esta sessão começou por uma pequena viagem no tempo, até à altura em que o palestrante frequentava a Escola Secundária Ferreira Dias. Tendo como tema “Membranas Biológicas como Alvos Terapêuticos”, o objectivo era elucidar-nos para o facto de que a criação de um medicamento envolve inúmeros estudos acerca do modo como este poderá interagir com a membrana da célula a que se destina. Vários exemplos de doenças ainda em estudo, como a SIDA, implicam uma aturada investigação à volta da reacção do sistema imunitário, não só ao vírus, mas também aos medicamentos que pretendem combatê-lo.

Todas as palestras foram sensacionais, de grande carácter tanto educativo como lúdico. No entanto e de acordo com as nossas preferências disciplinares, as nossas palestras preferidas foram as duas relacionadas com a Medicina, ou seja, a palestra sobre a aplicação de radiações em diagnósticos e terapêuticas, e a palestra relacionada com o estudo das membranas biológicas, aquando da produção de medicamentos.

É importante referir que, de todos os palestrantes presentes, apenas o professor Luís Peralta nunca pertenceu à comunidade educativa da nossa escola. Todos os outros foram, ou alunos, ou professores, da Escola Secundária de Ferreira Dias.

Ana Farlens e Sofia Castro 11º C3



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Olimpíadas da Física 2010


Este ano a Fase Regional decorre no dia 24 de Abril de 2010.
As escolas devem inscrever-se até 31 de Janeiro e as equipas até 15 de Março de 2010

Fase Nacional - dias 4 e 5 de Junho de 2010 (Lisboa)

*Esta fase nacional das Olimpíadas apura para: Olimpíadas Internacionais 2011 (Julho 2011, Bélgica) e Olimpíadas Ibero-americanas 2011 (Setembro 2011, Equador)

Olimpíadas Internacionais 2010:

17 a 25 de Julho de 2010 (Zagreb, Croácia)


Olimpíadas Ibero-americanas 2010:

Setembro de 2010 (Cidade do Panamá, Panamá)

Participa.
Informa-te junto do teu Professor


Mais informações, regulamento e provas de outros anos.

sábado, 5 de dezembro de 2009

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE CONSTÂNCIA - PARQUE DE ASTRONOMIA



O “Centro Ciência Viva de Constância - Parque Temático de Astronomia” constitui um convite à participação em actividades baseadas na Astronomia. Ideal para visitar com a família, amigos ou em grupos escolares. Especialmente indicado para os 7º e 10º Anos de Escolaridade.

"Com parte considerável dos equipamentos instalados ao ar livre, num ambiente de intensa arborização, o convívio com a ciência neste centro proporciona, simultaneamente, um pleno contacto com a natureza.
Este Centro é composto por um edifício principal com auditório, observatório, planetário e vários módulos exteriores (uma representação do Sistema Solar, um Globo Terrestre com cerca de 2 metros de diâmetro, um Carrocel representando o Sol, a Terra e a Lua, uma Esfera Celeste com aros de 7,5 metros de diâmetro e um Relógio de Sol Analemático)."

Se optar por fazer Observação Nocturna, no período da tarde poderá visitar o Castelo de Almourol. A travessia é feita pelo exército, pelo que deverá solicitar autorização.

Algumas fotos da Visita realizada em Outubro de 2008 - Alunos de 10º Ano




Trabalhos realizados em Outubro de 2008

Voltando ao Passado


Um dia no Universo

Dia Astronómico

O que diz o nosso Céu?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Química, Tecnologia e Sociedade

“As ciências químicas mudaram substancialmente nos últimos tempos. Das divisões clássicas como química analítica, química inorgânica, química orgânica, química física, química teórica ou bioquímica evoluiu-se para domínios mais específicos como, por exemplo, nanotecnologia, ciência dos materiais, química computacional. Também a ligação entre química e engenharia química é tida como cada vez mais aprofundada dada a procura de soluções para problemas novos e/ou a capacidade de criar novos produtos, os quais passam a constituir-se como necessidades reais da sociedade.

Assume-se que a orientação do ensino da Química no 12º Ano deverá reger-se por princípios que promovam a literacia científica dos alunos.

A educação em Ciências deve perseguir ideais de cultura científica dos alunos, por oposição a uma lógica de mera instrução científica, que promovam o desenvolvimento pessoal dos alunos e lhes permitam alcançar uma participação social esclarecida. O modelo de ensino a usar deve assentar no recurso à inter- e transdisciplinaridade dos saberes, à abordagem de situações-problema retiradas de contextos reais, à utilização de estratégias de trabalho metodologicamente diversificadas e à necessidade de conduzir processos de avaliação conceptualmente concordantes.”
Retirado do Programa de Química do 12º Ano

É na lógica das Orientações fornecidas pelo programa de Química de 12º Ano que os alunos desenvolvam trabalhos de Pesquisa sobre cada uma das grandes Unidades Temáticas do programa. Divulgam-se alguns dos trabalhos realizados pelas turmas 12º C3 e 12º C5 sobre a forma de Posters, inseridos na Unidade Metais e Ligas Metálicas.

Posters:

12º C3


A importância dos Metais na Sociedade – Marta, Patrícia e Inês

Dos Minerais aos Materiais Metálicos - Joana , Patrícia e Susana

A Importância dos Metais na Sociedade – Miriam, Marisa e Inês

Ligas Metálicas – Nuno, Luís e Ricardo

Ligas Metálicas – André, Daniel e Elisabete

Dos Minerais aos Materiais Metálicos – Ana Rita, André e Tânia

12º C5

A Importância dos Metais na Sociedade - Andreia, Helena e Eduarda

A Importância dos Metais na Sociedade - Rafael, Catarina, Tatiana e Patrícia

Dos Minerais aos Materiais Metálicos - Sara, Sónia e Andreia

Ligas Metálicas e Reciclagem de Metais – Inês, Joana, Rita e Sara

Ligas Metálicas e Reciclagem de Metais - João , Fá , Mónica e Joel

A professora de Química

Helena Freitas

Tudo tem retorno

segunda-feira, 30 de novembro de 2009


No âmbito das comemorações da
SEMANA DA C&T
21 A 27 DE NOV 09


LANÇAMENTO DO 2º DESAFIO

PÚBLICO-ALVO:
TODOS OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


Quem são os cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?....

Escolhe um cientista com quem te identifiques e fala-nos da sua história e da importância das suas descobertas para a Humanidade...

Usa a tua criatividade e engenho, e constrói uma Banda Desenha em formato A4.

O prémio para a melhor BD é ALICIANTE!!!!


PRAZO LIMITE DE ENTREGA: 11 DE DEZEMBRO


FAZ A TUA INSCRIÇÃO NA SALA 4.7.

Para mais informações consulta as professoras responsáveis ou dirige-te à sala 4.7

Professoras Responsáveis:
Cristina Levita
Marta Ascensão

domingo, 29 de novembro de 2009

History of Everything



Lyrics: Our whole universe was in a hot dense state,
Then nearly fourteen billion years ago expansion started. Wait...
The Earth began to cool,
The autotrophs began to drool,
Neanderthals developed tools,
We built a wall (we built the pyramids),
Math, science, history, unravelling the mysteries,
That all started with the big bang!

"Since the dawn of man" is really not that long,
As every galaxy was formed in less time than it takes to sing this song.
A fraction of a second and the elements were made.
The bipeds stood up straight,
The dinosaurs all met their fate,
They tried to leap but they were late
And they all died (they froze their asses off)
The oceans and pangea
See ya, wouldn't wanna be ya
Set in motion by the same big bang!

It all started with the big BANG!

It's expanding ever outward but one day
It will cause the stars to go the other way,
Collapsing ever inward, we won't be here, it wont be heard
Our best and brightest figure that it'll make an even bigger bang!

Australopithecus would really have been sick of us
Debating out while here they're catching deer (we're catching viruses)
Religion or astronomy, Encarta, Deuteronomy
It all started with the big bang!

Music and mythology, Einstein and astrology
It all started with the big bang!
It all started with the big BANG!

sábado, 28 de novembro de 2009

Concurso de Filmes Laboratoriais em Telemóveis


























Concurso de vídeos de baixa resolução (preferencialmente feitos a partir de telemóvel) sobre Química.

Como funciona?
1- Individualmente ou em grupos de não mais de 3 alunos, concebam e executem vídeos simples (a partir do telemóvel) relacionados com a Química, de natureza experimental / prática.
2- Coloquem os vídeos no YouTube.
3- Acedam ao sítio do formulário e preencham todos os campos (nome, morada, escola, idade, ano de escolaridade, titulo do vídeo, URL youtube, área temática, assunto e descrição sumária (10 a 30 linhas).

4- Os vídeos serão filtrados pela organização e os admitidos a concurso ficarão disponíveis na página do CCVRC, depois de concluído o concurso.
5- Um júri, constituído pela direcção do CCVRC e do Exploratório, atribuirá 1º, 2º e 3º prémio.

Destinatários:
Alunos do ensino básico e secundário.

Duração dos filmes:
Os filmes terão obrigatoriamente um mínimo 30 segundos de duração e um máximo de 3 minutos.

Prémios:
Diploma, livros e filmes de divulgação científica, brindes Exploratório, kits Exploratório, Entradas Exploratório.

Calendário:
Realização e envio dos filmes: de 26 de Novembro até 28 de Fevereiro de 2010.
Divulgação e entrega de prémios: Março 2010, no CCVRC.

Organização:
Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho e Exploratório.

Contacto para esclarecimentos:
rc@teor.fis.uc.pt ou

telefone nº 239703897.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NÚCLEO DE CIÊNCIAS


Grupo Disciplinar de Biologia e Geologia


PÚBLICO-ALVO:


TODOS OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO


O Núcleo de Ciências , no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra e da Biodiversidade, pretende promover a curiosidade científica e despertar o interesse pela preservação ambiental.
São múltiplas as actividades que iremos desenvolver… desde projectos de investigação, concursos, workshops, palestras, visitas de estudo, saídas de campo, exposições, comemorações….e outras propostas que possas ter em mente.

Vem fazer parte da nossa equipa e participa com a tua inscrição.

A tua opinião é importante!

FAZ A TUA INSCRIÇÃO NA SALA 4.7.

Ou pelo email: nucleociencias@gmail.com

Para mais informações consulta as professoras responsáveis ou dirige-te à sala 4.7


Professoras Responsáveis:
Cristina Levita
Marta Ascensão

NÚCLEO DE CIÊNCIAS - 1º DESAFIO


No âmbito das comemorações da
SEMANA DA C&T 21 A 27 DE NOV 09
LANÇAMENTO DO 1ºDESAFIO

PÚBLICO-ALVO:

TODOS OS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

O Núcleo de Ciências precisa de um logótipo…. E conta com a tua ajuda!
Vem fazer parte da nossa equipa e participa com a tua inscrição.
Dá asas à tua criatividade e constrói a imagem de marca do nosso Núcleo.
O prémio para o melhor logótipo é ALICIANTE!!!!

PRAZO LIMITE DE ENTREGA: 11 DE DEZEMBRO

FAZ A TUA INSCRIÇÃO NA SALA 4.7.

Para mais informações consulta as professoras responsáveis ou dirige-te à sala 4.7

Professoras Responsáveis:

Cristina Levita
Marta Ascensão

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de Novembro

Homenagem a Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química que adoptou o pseudónimo literário de António Gedeão (Rómulo nasceu a 24 de Novembro de 1906)


Pedra Filosofal



Poema para Galileo

Estou olhando o teu retrato, meu velho pisano,
aquele teu retrato que toda a gente conhece,
em que a tua bela cabeça desabrocha e floresce
sobre um modesto cabeção de pano.
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da tua velha Florença.
(Não, não, Galileo! Eu não disse Santo Ofício.
Disse Galeria dos Ofícios.)
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da requintada Florenca.
Lembras-te? A Ponte Vecchio, a Loggia, a Piazza della Signoria
Eu sei... Eu sei...
As margens doces do Arno às horas pardas da melancolia.
Ai que saudade, Galileo Galilei!

Olha. Sabes? Lá em Florença
está guardado um dedo da tua mão direita num relicário.
Palavra de honra que está!
As voltas que o mundo dá!
Se calhar até há gente que pensa
que entraste no calendário.

Eu queria agradecer-te, Galileo,
a inteligência as coisas que me deste.
Eu,
e quantos milhões de homens como eu
a quem tu esclareceste,
ia jurar -- que disparate, Galileo!
-- e jurava a pés juntos e apostava a cabeca
sem a menor hesitação --
que os corpos caem tanto mais depressa
quanto mais pesados são.
Pois não é evidente, Galileo?
Quem acredita que um penedo caia
com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo da praia?
Esta era a inteligência que Deus nos deu.

Estava agora a lembrar-me, Galileo,
daquela cena em que tu estavas sentado num escabelo
e tinhas à tua frente
um friso de homens doutos, hirtos, de toga e de capelo
a olharem-te severamente.
Estavam todos a ralhar contigo,
que parecia impossível que um homem da tua idade
e da tua condição,
se estivesse tornando num perigo
para a Humanidade
e para a Civilizacão.

Tu, embaraçado e comprometido, em silêncio mordiscavas os lábios,
e percorrias, cheio de piedade,
os rostos impenetráveis daquela fila de sábios.
Teus olhos habituados à observação dos satélites e das estrelas,
desceram lá das suas alturas
e poisaram, como aves aturdidas -- parece que estou a vê-las --,
nas faces grávidas daquelas reverendíssimas criaturas.
E tu foste dizendo a tudo que sim, que sim senhor, que era tudo tal qual
conforme suas eminências desejavam,
e dirias que o Sol era quadrado e a Lua pentagonal
e que os astros bailavam e entoavam
à meia-noite louvores à harmonia universal.
E juraste que nunca mais repetirias
nem a ti mesmo, na própria intimidade do teu pensamento, livre e calma,
aquelas abomináveis heresias
que ensinavas e escrevias
para eterna perdição da tua alma.

Ai, Galileo!
Mal sabiam os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo,
que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços,
andavam a correr e a rolar pelos espaços
à razão de trinta quilómetros por segundo.
Tu é que sabias, Galileo Galilei.
Por isso eram teus olhos misericordiosos,
por isso era teu coração cheio de piedade,
piedade pelos homens que não precisam de sofrer, homens ditosos
a quem Deus dispensou de buscar a verdade.

Por isso estoicamente, mansamente,
resististe a todas as torturas,
a todas as angústias, a todos os contratempos,
enquanto eles, do alto inacessível das suas alturas,
foram caindo,
caindo,
caindo,
caindo,
caindo sempre,
e sempre,
ininterruptamente,
na razão directa dos quadrados dos tempos.


ANTÓNlO GEDEÃO


Lágrima de Preta

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carta do CERN: protões circulam de novo no LHC


Após um longo ano de trabalhos de reparação, o LHC voltou à actividade na sexta- feira, 20 de Novembro.

O LHC (Grande Colisionador de Hadrões, ou Large Hadron Collider na sigla inclesa) encerrou há cerca de um ano atrás, após um acidente no sistema de arrefecimento que destruíu alguns ímanes supercondutores.


Finalmente, depois de longos trabalhos de reparação e sistemas de segurança adicionais serem instalados, o grande acelerador do CERN está de novo pronto a funcionar. Os testes de "injecção" de novos feixes de protões começaram com sucesso durante a semana passada. Algumas experiências dispostas ao longo dos 27 quilómetros deste gigantesco acelerador de partículas conseguiram já detectar a passagem dos feixes.

* Royal Holloway University of London, CERN

Ler mais

Outros artigos:

Feixes a circular até meio do LHC

Artigo no New York Times sobre má sorte no LHC e o artigo original de Artigo de Holger Nielsen e Masao Ninomyia:

sábado, 21 de novembro de 2009

NÚCLEO DE CIÊNCIAS



Gostarias de desenvolver um projecto de investigação mas não sabes como fazê-lo?

Nós temos a solução! Tira o teu projecto da gaveta, reúne um conjunto de amigos e vem falar connosco. Nós damos-te o apoio científico e material de que tu necessitas.

Eis alguns projectos de investigação já em desenvolvimento na tua escola:
• Um Bosque Perto de Ti;
• O que dizem os macroinvertebrados da poluição da tua zona?
• E se um bloom de cianobactérias te batesse à porta?

FAZ A TUA INSCRIÇÃO NA SALA 4.7. – FICHA DE INSCRIÇÃO

Para mais informações consulta as professoras responsáveis ou dirige-te à sala 4.7.

Professoras Responsáveis:
Cristina Levita
Marta Ascensão

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Já temos saudades tuas, Luís!



Sempre com elegância e com o recato possível, nos tantos momentos bons e maus que partilhámos, eras um sorriso, uma gargalhada, uma palavra irónica, uma notícia científica, um ouvido atento, uma mão de ajuda, um motor dos engenhos, um desabafo, um murro na mesa, uma conversa tranquila. É em ferida que, hoje, te estamos a guardar… nos nossos corações.


Os colegas e amigos do Grupo de Física e Química


Luís Manuel Vaz, Professor de Física e Química na Escola Secundária Ferreira Dias durante 21 anos, faleceu aos 58 anos no dia 17 de Novembro de 2009.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 23 A 27 DE NOVEMBRO


23 de Novembro às 11.45 h.


Jogos Matemáticos

Jorge Nuno Silva

Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa – Sociedade Portuguesa de Matemática e Presidente da Associação LUDUS
O que são Jogos Matemáticos? Como se relaciona a matemática com esta família de jogos de tabuleiro? Que vantagens estão associadas à sua prática?

24 de Novembro às 10.30h

Raios Cósmicos: uma outra visão do Universo...

Fernando Barão

Professor do Instituto Superior Técnico – Investigador do LIP ( Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas) – Ex – aluno da Escola Secundária Ferreira Dias

A descoberta dos raios cósmicos no início do século XX veio trazer novas dimensões na observação do Universo em que vivemos. Os raios cósmicos continuam ainda hoje a ser uma fonte de muitas interrogações. De onde vêm? Qual a sua história? Nesta palestra resumem-se algumas descobertas históricas realizadas com base na observação dos raios cósmicos e descrevem-se os diferentes métodos utilizados actualmente na sua detecção.

25 de Novembro às 10h.


Obesidade e Diabetes - Aplicação da Experimentação Animal à Biomedicina

Ricardo A. Afonso

Professor do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Ex - aluno da Escola Secundária Ferreira Dias


O aumento do número de casos de diabetes, associado à obesidade, e a experimentação animal serão os aspectos a abordar.

25 de Novembro às 15.15 h.

Ciência nos Filmes

Marília Peres e Rosa Pais

Escola Secundária José Saramago - Mafra

O que têm em comum a magia de “Harry Potter”, os enigmas de “Anjos e Demónios”, os poderes de “Batman” ou a “Força” em “Star Wars”? Serão fruto da nossa imaginação ou realidades possíveis num futuro próximo? São estas questões que pretendemos responder nesta palestra, onde serão abordados vários filmes numa perspectiva científica.

26 de Novembro às 11.00h

Aplicações da Física na Medicina

Luís Peralta

Professor na Faculdade de Ciências de Lisboa – Investigador do LIP ( Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas)


A Medicina moderna beneficia dos avanços científicos e tecnológicos conseguidos pelo avanço da Física durante o Século XX. Um caso paradigmático é o da utilização da radiação electromagnética, que tem tido um número de aplicações crescente. Do infravermelho à radiação gama, iremos passar em revista diversas técnicas imagiológicas e terapêuticas que utilizam radiações electromagnéticas.

27 de Novembro às 10.00 h

Membranas biológicas como alvos terapêuticos

Nuno Correia Santos

Instituto de Medicina Molecular – Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Ex – aluno da Escola Secundária Ferreira Dias

As membranas biológicas são estruturas dinâmicas essenciais a vários fenómenos celulares. Relativamente a vírus, abordar-se-á o HIV e o Dengue ( entrada nas células e libertação de novas partículas virais.

O programa na página do Ciência Viva.

Póster

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Homenagem a Carl Sagan



Carl Sagan soube usar a televisão para chegar a milhões e tentar explicar os mistérios do universo e da ciência a leigos. No dia em que o astrónomo comemoraria 75 anos - 9 de Novembro, foi editada uma canção que recupera a sua voz e excertos da famosa série 'Cosmos'. O respectivo vídeo está disponível 'online' no YouTube e já é um pequeno sucesso.

"Se quer fazer uma tarde de maçã a partir do zero, tem de primeiro inventar o universo." Se a frase lhe parecer familiar é porque provavelmente foi um dos muitos espectadores atentos da série Cosmos, em que Carl Sagan explicava o universo a leigos. Esta e outras frases do mais famoso astrónomo do século XX são agora versos de uma canção editada hoje para assinalar a data em que Sagan comemoraria 75 anos.

Ler mais.

Portal de Carl Sagan

XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática


A 1ª eliminatória é já no dia 11 de Novembro de 2009 (4ª feira)
A prova tem início às 15h 30m
Podes ver aqui a sala onde vais realizar a prova

domingo, 8 de novembro de 2009

The Safety Song



Vídeo sugerido pela colega Maria do Carmo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática - Provas de anos anteriores


A primeira eliminatória é já no dia 11 de Novembro de 2009 às 15h 30m.
Brevemente sairá a listagem dos alunos inscritos e a sua distribuição pelas salas
Podes preparar-te fazendo algumas provas de anos anteriores da tua categoria.

Mais informações.

Prova 2008-2009 Pré-Olimpíadas
Prova 2008-2009 Categoria A
Prova 2008-2009 Categoria B
Prova 2007-2008 Pré-Olimpíadas
Prova 2007-2008 Categoria A
Prova 2007-2008 Categoria B

Podes encontrar mais provas aqui:
Mais provas

Diverte-te.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Concurso - RALI SOLAR



O concurso Rali Solar visa contribuir para o desenvolvimento da cultura científica dos jovens na área do aproveitamento da energia solar. O projecto convida a um conhecimento mais próximo das energias renováveis através da realização de actividades experimentais e ao desenvolvimento do empreendedorismo junto dos jovens.
Objecto do concurso
Desafiamos os alunos a apresentar protótipos na área da energia solar, que envolvam a conversão fotovoltaica, o aproveitamento térmico ou a produção de biocombustíveis.

Áreas curriculares
Sugere-se que as actividades do projecto sejam desenvolvidas nas disciplinas de Física-Química, Matemática, Ciências da Natureza / Biologia, TIC e Educação Visual e Tecnológica e /ou Área de Projecto.

Público-alvo: escolas do ensino básico (2º e 3º Ciclos), ensinos secundário e profissional (nível III).


Calendário
Inscrições: até 27 de Novembro de 2009
Desenvolvimento do projecto: Novembro 2009 a Maio 2010
Eliminatórias intermédias: Março a Abril 2010
Sessão final: 8 de Maio 2010

Inscrições e mais informações.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

n&n’s nanociências e nanotecnologias


As Nanociências e Nanotecnologias constituem uma nova abordagem à investigação e desenvolvimento através do estudo de fenómenos e da manipulação de materiais à escala atómica e molecular. A esta escala, os materiais apresentam propriedades radicalmente diferentes, potenciando o desenvolvimento de novas aplicações.

Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.

O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.

Sugerimos que o apoio aos alunos seja assegurado por professores de diferentes áreas disciplinares. A Ciência Viva está a preparar materiais de apoio sobre temas investigados em laboratórios portugueses, que em breve serão disponibilizados no site do projecto.

Público Alvo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Áreas curriculares: Dada a sua interdisciplinaridade, o projecto pode ser enquadrado em diversas áreas curriculares, como por exemplo, Área Projecto, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia ou Economia.

Regras de participação: O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ainda ser elaborado individualmente ou em grupo.

Calendário
Até 31 de Março de 2010 – Submissão dos contos
Maio de 2010 – Divulgação dos resultados

Mais informações e inscrições.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Brincando com a Matemática

XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática


Estão abertas as inscrições para as XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.
Poderás inscrever-te até ao dia 27 de Outubro. Contamos contigo. Participa.
Poderás obter mais informações sobre a tua inscrição e preparação junto do teu professor de matemática ou no Labmat (sala 5.3).
A 1ª eliminatória terá lugar no dia 11 de Novembro

Informações
Mais informações

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Plantas em vias de extinção estão agora preservadas em banco de sementes


Jardins Botânicos de Kew (Inglaterra)
recebem 24200 espécies selvagens

Botânicos britânicos reuniram sementes de dez por cento das plantas mais ameaçadas do planeta, naquela que é a primeira etapa de um “banco” destinado a preservar a biodiversidade mundial.

Após nove anos de uma colecta levada a cabo com a colaboração de 54 países, o Banco de Sementes do Milénio, situado nos Jardins Botânicos de Kew, Sudoeste de Londres, conseguiu recolher 24200 espécies de plantas selvagens, que correspondem a um décimo das plantas mais ameaçadas no mundo.

Ler mais

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projecto Radiação Ambiente na Ferreira


O projecto "Radiação Ambiente" promove experiências nas Escolas Secundárias envolvendo radiações ionizantes, colocando enfase na problema do gás radão.
O Universo e o mundo encontram-se mergulhados em radiações. Muitas são de origem natural, outras são produzidas pelo homem. O Projecto Rede de Radiação Ambiente pretende alertar alunos, professores e público em geral para esta realidade.
O radão em particular é a fonte mais importante de radiação ambiente. Neste projecto é feita a monitorização do radão ambiente e do radão produzidos por amostras de rochas recolhidas em minas portuguesas.

Mais informações


As Coordenadoras do Projecto

Cristina Pinho e Laura Jardim

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Projecto “Twist – a tua energia faz a diferença”


O projecto “Twist - a tua energia faz a diferença” tem como principal objectivo sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de uma utilização mais racional da energia eléctrica e para os crescentes problemas resultantes das alterações climáticas.

Esta iniciativa é promovida pela EDP Serviço Universal e pela Sair da Casca – Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Ministério da Educação/ Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Comissão Nacional da Unesco.

Cada escola pode participar com um grupo de twisters: quatro alunos do ensino secundário e um professor, os quais têm como missão desenvolver acções na escola cujo objectivo é identificar medidas que permitam tornar a escola mais eficiente do ponto de vista energético, sensibilizando e envolvendo toda a comunidade escolar.

Os grupos de “twisters” receberão formação directa dos responsáveis do projecto e serão acompanhados por monitores (alunos finalistas e recém-licenciados de várias universidades do país) que apoiarão o desenvolvimento de todas as acções ao longo do ano lectivo.

Serão atribuídos 3 prémios às escolas que apresentarem melhores projectos, no valor total de 100 000€. O valor dos prémios destina-se a implementar as medidas de eficiência energética propostas nos projectos premiados.

As inscrições decorrem até 23 de Outubro e deverão ser efectuadas através do cupão RSF distribuído nas escolas com os materiais do projecto.



Mais informações.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Olimpíadas da Física: uma medalha de prata e duas de bronze para Portugal


A equipa portuguesa arrecadou uma medalha de prata, duas medalhas de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física que terminaram no dia 3 de Outubro em Santiago, capital do Chile.

A XIV edição das Olimpíadas Ibero-americanas de Física reuniu 65 finalistas do ensino secundário, oriundos de 19 países da Comunidade de Estados Ibero-americanos. No final de dois dias de provas (uma teórica e uma prática), toda a delegação portuguesa foi premiada.

Ler mais.

Prémio Nobel da Medicina








Elizabeth Blackburn, nascida na Austrália, Jack Szostak, nascido na Grã-Bretanha e Carol Greider nascida em S. Diego, Califórnia ganharam o prémio de 10 milhões de coroas suecas (1,42 milhão de dólares), segundo foi anunciado pelo Instituto Karolinska, da Suécia.

O prémio Nobel da Medicina de 2009 premiou a descoberta e identificação da telomerase, uma enzima que renova um revestimento na extremidade do cromossoma cujo desgaste natural pode conduzir ao envelhecimento ou ao cancro.

"As descobertas... deram nova dimensão ao nosso entendimento da célula, jogou luz sobre os mecanismos de doenças e estimulou o desenvolvimento de potenciais novas terapias", disse o instituto.

A enzima tornou-se objecto da investigação de pesquisa da indústria farmacêutica, particularmente para o combate ao cancro, por se acreditar que ela desempenha um papel importante no crescimento descontrolado de tumores.
Ler mais

Nobel da Química premeia trabalhos sobre mecanismo de fabrico de proteínas






O prémio Nobel da Química foi atruibuído ao britânico de origem indiana Venkatraman Ramakrishnan, ao norte-americano Thomas Steitz e à israelita Ada Yonath.
Os três cientistas foram premiados pelos trabalhos sobre "a estrutura e a função do ribosoma", que fabrica as proteínas.

A importância do ribosoma, segundo a Real Academia Sueca, está em "traduzir a informação do ADN em vida", sendo por essa razão um alvo importante para novos antibióticos.

Os ribosomas produzem proteínas, que por sua vez controlam a química de todos os organismos vivos.

Segundo a citação do prémio, os três cientistas "mostraram o que são os ribosomas e como funcionam ao nível dos átomos".

Ler mais.

Nobel da Física premeia três "mestres da luz"


O Prémio Nobel da Física foi atribuído este ano a três investigadores da área dos semicondutores que deram passos decisivos para a trasmissão de luz em fibra óptica e para a comunicação de imagens utilizando aquele veículo.

Charles Kao, Willard Boyle e George Smith são de nacionalidade norte-americana , o primeiro, foi distinguido por "avanços no domínio da transmissão da luz em fibras para a comunicação óptica", justifica o Comité Nobel. Os segundos, foram-no pela "invenção de um circuito semicondutor de imagens, o sensor CCD".

Ler mais.

sábado, 3 de outubro de 2009

Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana


No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e dando continuidade a projectos realizados e/ou apoiados na temática dos Oceanos, a Ciência Viva lança o projecto Oceanos, Biodiversidade e Saúde Humana, contando com a colaboração de Institutos de Investigação e de Centros Ciência Viva.

O projecto pretende explorar esta temática na escola levando alunos e professores a descobrir, experimentar e relatar as ligações entre a saúde humana e a biodiversidade marinha.

Os tópicos a trabalhar serão diversificados, passando pelos produtos retirados do oceano (tanto ao nível da alimentação como de medicamentos), pelos animais marinhos como modelos de estudo para a investigação médica e até as doenças humanas relacionadas com os oceanos. Será fomentado o contacto com a investigação e os investigadores que trabalham nestas áreas.


Mais informações.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Concurso Astronomia Artística



O Concurso “Astronomia Artística” está integrado nas actividades do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), tendo como entidade organizadora a Sociedade Portuguesa de Astronomia. Tem como finalidades promover o diálogo astronomia/arte e o interesse dos alunos pela astronomia, incentivando a sua criatividade, originalidade e capacidade de inovação.
Mais informações

A Física do Impossível - Michio Kaku




Há cem anos, os cientistas teriam afirmado que os lasers, a televisão e a bomba atómica seriam impossíveis. Em A Física do Impossível, o famoso físico Michio Kaku analisa até que ponto as tecnologias que encontramos na ficção científica, e que são hoje em dia consideradas impossíveis, poderão ser comuns no futuro. Do teletransporte à telecinese, Kaku recorre ao mundo da ficção científica para analisar os fundamentos - e os limites - das leis da Física tal como as conhecemos hoje. Dividindo as tecnologias impossíveis em categorias - Classes I, II e III - conforme possam ser alcançáveis nos próximos séculos, nos próximos milénios ou talvez nunca, o autor, numa prosa intelectualmente estimulante, explica-nos:

• Como os foguetões com estatorreactores, as velas propulsionadas por lasers e os motores de antimatéria poderão um dia levar-nos às estrelas mais próximas;
• Como a telepatia e a psicocinese, outrora consideradas pseudociência, poderão um dia ser possíveis com os progressos dos computadores, da supercondutividade e da nanotecnologia;
• Por que razão uma máquina do tempo parece ser consistente com as leis conhecidas da Física, mas seria necessária uma civilização muito avançada para a construir.

A Física do Impossível conduz os leitores numa viagem inesquecível ao mundo da ciência, uma viagem de aventura que simultaneamente ensina e diverte.

Mais informações

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Apresentação Pública da Casa das Ciências - Porto


A Casa das Ciências vai levar a cabo em 26 de Outubro de 2009, na cidade do Porto uma sessão pública de apresentação do portal.
Irá ser divulgado a trabalho desenvolvido, e será um espaço de debate de alguns temas relacionados com a Educação e a Era digital, para que se possa compreender melhor e “usar” melhor este espaço virtual .

Programa e inscrições.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nas Fronteiras do Universo


Ciclo de Conferências Nas Fronteiras do Universo

"A contemplação dos céus constituiu desde sempre uma fonte de inspiração para os seres humanos. O firmamento e os astros eram o reflexo do que se passava na Terra, por vezes idolatrados, outras vilipendiados, marcando pela sua presença constante os ritmos da vida social. O modo de olhar e de compreender o nosso planeta e as suas características influenciou de forma igualmente poderosa o pensamento sobre o cosmos e os seus componentes. Pode-se dizer que o conhecimento dos astros e o saber sobre a organização das sociedades humanas sempre funcionaram como um jogo de espelhos."

João Caraça, Fundação Calouste Gulbenkian


A Fundação Calouste Gulbenkian e a Ciência Viva promovem o ciclo de conferências Na Fronteira do Universo, a decorrer no Auditório 2 da FCG pelas 18:00H entre 14 de Outubro de 2009 e 24 de Fevereiro de 2010.

PROGRAMA

domingo, 20 de setembro de 2009

Prémio monIT - Alunos do Ensino Secundário

És aluno do ensino secundário? Participa no prémio monIT!

O prémio monIT é um concurso nacional para os alunos dos cursos Científico-Humanísticos, Tecnológicos e Profissionais. Pode ser integrado na Área de Projecto ou no Projecto Tecnológico.

Cria um projecto relacionado com o tema "Explorar as Radiofrequências"!

Podes criar um relatório, ou um ensaio experimental, ou um vídeo, ou uma página na Internet… Podes explorar sistemas como: rádio, TV, microondas, telemóveis, sistemas de navegação, diagnóstico médico, comunicação em aviação, radioastronomia, dispositivos de identificação, redes sem fios, comandos remotos, e muitos mais… Começa hoje a explorar!

Mais informações.

Ano Internacional da Astronomia 2009

400 Anos - Telescópio de Galileu


400 Aniversario Del Telescopio De Galileo - The most amazing home videos are here

Projecto Delfos



Projecto Delfos: Escola de Matemática para Jovens, de periodicidade mensal, é um local onde encontrarás notícias, anúncios, problemas, dúvidas e competições de matemática.
Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Mais informações.