quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE 23 A 27 DE NOVEMBRO


23 de Novembro às 11.45 h.


Jogos Matemáticos

Jorge Nuno Silva

Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa – Sociedade Portuguesa de Matemática e Presidente da Associação LUDUS
O que são Jogos Matemáticos? Como se relaciona a matemática com esta família de jogos de tabuleiro? Que vantagens estão associadas à sua prática?

24 de Novembro às 10.30h

Raios Cósmicos: uma outra visão do Universo...

Fernando Barão

Professor do Instituto Superior Técnico – Investigador do LIP ( Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas) – Ex – aluno da Escola Secundária Ferreira Dias

A descoberta dos raios cósmicos no início do século XX veio trazer novas dimensões na observação do Universo em que vivemos. Os raios cósmicos continuam ainda hoje a ser uma fonte de muitas interrogações. De onde vêm? Qual a sua história? Nesta palestra resumem-se algumas descobertas históricas realizadas com base na observação dos raios cósmicos e descrevem-se os diferentes métodos utilizados actualmente na sua detecção.

25 de Novembro às 10h.


Obesidade e Diabetes - Aplicação da Experimentação Animal à Biomedicina

Ricardo A. Afonso

Professor do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Ex - aluno da Escola Secundária Ferreira Dias


O aumento do número de casos de diabetes, associado à obesidade, e a experimentação animal serão os aspectos a abordar.

25 de Novembro às 15.15 h.

Ciência nos Filmes

Marília Peres e Rosa Pais

Escola Secundária José Saramago - Mafra

O que têm em comum a magia de “Harry Potter”, os enigmas de “Anjos e Demónios”, os poderes de “Batman” ou a “Força” em “Star Wars”? Serão fruto da nossa imaginação ou realidades possíveis num futuro próximo? São estas questões que pretendemos responder nesta palestra, onde serão abordados vários filmes numa perspectiva científica.

26 de Novembro às 11.00h

Aplicações da Física na Medicina

Luís Peralta

Professor na Faculdade de Ciências de Lisboa – Investigador do LIP ( Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas)


A Medicina moderna beneficia dos avanços científicos e tecnológicos conseguidos pelo avanço da Física durante o Século XX. Um caso paradigmático é o da utilização da radiação electromagnética, que tem tido um número de aplicações crescente. Do infravermelho à radiação gama, iremos passar em revista diversas técnicas imagiológicas e terapêuticas que utilizam radiações electromagnéticas.

27 de Novembro às 10.00 h

Membranas biológicas como alvos terapêuticos

Nuno Correia Santos

Instituto de Medicina Molecular – Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa - Ex – aluno da Escola Secundária Ferreira Dias

As membranas biológicas são estruturas dinâmicas essenciais a vários fenómenos celulares. Relativamente a vírus, abordar-se-á o HIV e o Dengue ( entrada nas células e libertação de novas partículas virais.

O programa na página do Ciência Viva.

Póster

Sem comentários:

Enviar um comentário