quinta-feira, 29 de outubro de 2009

n&n’s nanociências e nanotecnologias


As Nanociências e Nanotecnologias constituem uma nova abordagem à investigação e desenvolvimento através do estudo de fenómenos e da manipulação de materiais à escala atómica e molecular. A esta escala, os materiais apresentam propriedades radicalmente diferentes, potenciando o desenvolvimento de novas aplicações.

Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.

O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.

Sugerimos que o apoio aos alunos seja assegurado por professores de diferentes áreas disciplinares. A Ciência Viva está a preparar materiais de apoio sobre temas investigados em laboratórios portugueses, que em breve serão disponibilizados no site do projecto.

Público Alvo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Áreas curriculares: Dada a sua interdisciplinaridade, o projecto pode ser enquadrado em diversas áreas curriculares, como por exemplo, Área Projecto, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia ou Economia.

Regras de participação: O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ainda ser elaborado individualmente ou em grupo.

Calendário
Até 31 de Março de 2010 – Submissão dos contos
Maio de 2010 – Divulgação dos resultados

Mais informações e inscrições.

Sem comentários:

Enviar um comentário