quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Semana da Ciência e Tecnologia na Ferreira - 23 a 27 de Novembro



A Semana da Ciência e Tecnologia, que se constituiu como um conjunto de actividades de carácter científico-tecnológico promovido pelos professores de Físico-Química, em colaboração com a Biblioteca , decorreu na Sala de Reuniões entre os dias 23 e 27 de Novembro de 2009.


No dia 24 de Novembro, pelas 10h30, assistimos a uma palestra sobre “Raios Cósmicos”, apresentada pelo Dr. Fernando Barão, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas.
O palestrante falou das componentes e modos de detecção de radiações na actualidade e de algumas características das partículas até hoje conhecidas.
No dia 25 de Novembro, pelas 10h, assistimos a uma palestra no âmbito da Obesidade e Diabetes, e das experimentações animais realizadas à volta deste tema, cujo orador foi o Dr. Ricardo Afonso, professor do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Nesta palestra, fomos informados pelo professor, e graças às experimentações em pequenos ratos de laboratório feitas pela sua equipa, que o pâncreas dos ratinhos, tal como o nosso, produz uma enzima, a HISS, que é libertada no sistema digestivo, e que permite a diminuição da glicose no sangue. Sem a HISS, o paciente pode sofrer de obesidade, e com produção de enzima não funcional, pode sofrer de diabetes.
Em seguida, pelas 15h15, assistimos a uma outra palestra, desta vez apresentada pelas professoras Marília Peres e Rosa Pais, da Escola Secundária José Saramago de Mafra, sobre erros científicos nos filmes, cenas cientificamente correctas e comparações, por exemplo, entre a magia do Harry Potter e os progressos da Física ao longo dos tempos, para que coisas semelhantes se possam fazer na realidade.
No dia 26 de Novembro, pelas 11h00, assistimos a uma palestra do Professor Luís Peralta, Professor na Faculdade de Ciências de Lisboa e Investigador do LIP, sobre aplicações da Física na Medicina, mais propriamente sobre a aplicação das radiações electromagnéticas no diagnóstico e tratamento de determinadas doenças.
No dia 27 de Novembro, pelas 10h00, assistimos à última palestra no âmbito deste evento da Semana da Ciência e da Tecnologia. Foi orador o Dr. Nuno Santos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Medicina Molecular.
Esta sessão começou por uma pequena viagem no tempo, até à altura em que o palestrante frequentava a Escola Secundária Ferreira Dias. Tendo como tema “Membranas Biológicas como Alvos Terapêuticos”, o objectivo era elucidar-nos para o facto de que a criação de um medicamento envolve inúmeros estudos acerca do modo como este poderá interagir com a membrana da célula a que se destina. Vários exemplos de doenças ainda em estudo, como a SIDA, implicam uma aturada investigação à volta da reacção do sistema imunitário, não só ao vírus, mas também aos medicamentos que pretendem combatê-lo.

Todas as palestras foram sensacionais, de grande carácter tanto educativo como lúdico. No entanto e de acordo com as nossas preferências disciplinares, as nossas palestras preferidas foram as duas relacionadas com a Medicina, ou seja, a palestra sobre a aplicação de radiações em diagnósticos e terapêuticas, e a palestra relacionada com o estudo das membranas biológicas, aquando da produção de medicamentos.

É importante referir que, de todos os palestrantes presentes, apenas o professor Luís Peralta nunca pertenceu à comunidade educativa da nossa escola. Todos os outros foram, ou alunos, ou professores, da Escola Secundária de Ferreira Dias.

Ana Farlens e Sofia Castro 11º C3



Sem comentários:

Enviar um comentário