quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Química, Tecnologia e Sociedade

“As ciências químicas mudaram substancialmente nos últimos tempos. Das divisões clássicas como química analítica, química inorgânica, química orgânica, química física, química teórica ou bioquímica evoluiu-se para domínios mais específicos como, por exemplo, nanotecnologia, ciência dos materiais, química computacional. Também a ligação entre química e engenharia química é tida como cada vez mais aprofundada dada a procura de soluções para problemas novos e/ou a capacidade de criar novos produtos, os quais passam a constituir-se como necessidades reais da sociedade.

Assume-se que a orientação do ensino da Química no 12º Ano deverá reger-se por princípios que promovam a literacia científica dos alunos.

A educação em Ciências deve perseguir ideais de cultura científica dos alunos, por oposição a uma lógica de mera instrução científica, que promovam o desenvolvimento pessoal dos alunos e lhes permitam alcançar uma participação social esclarecida. O modelo de ensino a usar deve assentar no recurso à inter- e transdisciplinaridade dos saberes, à abordagem de situações-problema retiradas de contextos reais, à utilização de estratégias de trabalho metodologicamente diversificadas e à necessidade de conduzir processos de avaliação conceptualmente concordantes.”
Retirado do Programa de Química do 12º Ano

É na lógica das Orientações fornecidas pelo programa de Química de 12º Ano que os alunos desenvolvam trabalhos de Pesquisa sobre cada uma das grandes Unidades Temáticas do programa. Divulgam-se alguns dos trabalhos realizados pelas turmas 12º C3 e 12º C5 sobre a forma de Posters, inseridos na Unidade Metais e Ligas Metálicas.

Posters:

12º C3


A importância dos Metais na Sociedade – Marta, Patrícia e Inês

Dos Minerais aos Materiais Metálicos - Joana , Patrícia e Susana

A Importância dos Metais na Sociedade – Miriam, Marisa e Inês

Ligas Metálicas – Nuno, Luís e Ricardo

Ligas Metálicas – André, Daniel e Elisabete

Dos Minerais aos Materiais Metálicos – Ana Rita, André e Tânia

12º C5

A Importância dos Metais na Sociedade - Andreia, Helena e Eduarda

A Importância dos Metais na Sociedade - Rafael, Catarina, Tatiana e Patrícia

Dos Minerais aos Materiais Metálicos - Sara, Sónia e Andreia

Ligas Metálicas e Reciclagem de Metais – Inês, Joana, Rita e Sara

Ligas Metálicas e Reciclagem de Metais - João , Fá , Mónica e Joel

A professora de Química

Helena Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário