domingo, 2 de maio de 2010

Festival de Robótica - 2010 - 1º Prémio para a Ferreira

FESTIVAL NACIONAL DE ROBÓTICA – ROBÓTICA 2010

Tal como no ano anterior, na prova de Busca e Salvamento Júnior e no escalão dos 8-14 anos, a escola alcançou o 1º lugar.

A competição teve lugar no Exposalão na Batalha e foi organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria.

A equipa, do Núcleo de Ciência e Tecnologia da escola, foi constituída pelos alunos Igor Santos (8ºB) e João Heitor (8ºE).

A prova de Busca e Salvamento Júnior (BSJ) consiste na utilização de robôs móveis para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe que são recriados artificialmente. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana, passando por trajectórias com obstáculos, lombas, interrupções de linha e declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas pelo robô.




O evento visa a troca de experiências entre as várias escolas concorrentes, a promoção junto dos alunos não universitários, da criatividade, do conhecimento e da pesquisa nas áreas da Electrónica e a divulgação da Ciência e Tecnologia junto do público em geral, através da competição de robôs.

A prova é organizada pela Escola Secundária de Tomaz Pelayo (Santo Tirso).


Provas:


Seguimento de Linha

Prova em que o robô segue uma linha branca, em forma de labirinto, num fundo preto, vencendo o que completar o circuito em menor tempo.As equipas da escola, escalão dos 8 aos 14 anos, constituída pelos alunos João Heitor do 8ºE e Igor Santos do 8ºB e escalão 15 aos 19 anos, constituída pelos alunos Cláudia Castelo e Rodrigo Reis do 12ºC4, alcançaram o 1º lugar.




Busca e Salvamento
Nesta prova os robôs têm de seguir uma linha preta em fundo branco, tendo no seu percurso de desviarem-se de obstáculos, subir rampas, ultrapassar interrupções da linha e identificar vítimas colocadas ao longo do percurso.Nesta prova a equipa da escola, constituída pelos alunos João Heitor do 8ºE e Igor Santos do 8ºB, alcançou o 4º lugar.
Parabéns pelo excelente desempenho a todos os alunos participantes e aos professores do Núcleo de Ciência e Tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário