terça-feira, 25 de maio de 2010

FERREIRA DIAS NO 18º CONCURSO JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES 2009/2010


LISBOA, MUSEU DA ELECTRICIDADE, 27 A 29 DE MAIO DE 2010


Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores desenvolvido pela Fundação da Juventude. Este concurso pretende incentivar a realização de projectos/trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos realizados nas escolas, em Portugal.

Um grupo de três alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo de Ferreira Dias vai participar na IV Mostra Nacional de CIência, que decorrerá em Lisboa, Museu da Electricidade, entre os dias 27 e 29 de Maio de 2010. Este grupo de Área de Projecto, da turma 12ºC5, que tem como docente Luísa Fernandes, para o desenvolvimento deste trabalho contou também com a orientação da professora da disciplina de Química, Helena Freitas.

O Projecto desenvolvido na Área das Ciências Médicas intitula-se : Rastreio Glicémico numa População Escolar: possíveis causas e prevenção da diabetes, da autoria dos alunos Andreia Marisa Bilé Silva, Rafael Nogueira Bento e Catarina Sofia de Araújo Peneda.

Dos 380 projectos submetidos é um dos 101 projectos aceites para a IV MOSTRA NACIONAL DA CIÊNCIA, a realizar no Museu da Electricidade de 27 a 39 de Maio.


Com este projecto pretende-se alertar a comunidade escolar para os riscos inerentes à diabetes tipo II. A crescente taxa de incidência e a precocidade da deste tipo de diabetes estão intimamente relacionadas com a dieta desequilibrada verificada na maioria da população, sendo o sedentarismo outro dos factores contribuintes para esta patologia. O estudo destes dados culminou na organização de um rastreio à diabetes na comunidade escolar, que visou corroborar eventuais causas desta relação. A abordagem por intermédio de um inquérito, aquando da medição da glicémia, propõe um tratamento de dados em função da idade, sexo, estado prandial, actividade física regular, entre outros aspectos relevantes da amostra considerada. Para sustentar a hipótese recorreu-se ao uso de modelos animais (ratos), respeitando-se todas as normas éticas de manutenção e manipulação animais. Após a obtenção de resultados pretende-se sensibilizar e propor à população medidas preventivas face a esta enfermidade.
Qualquer elemento da comunidade escolar pode visitar a mostra no horário disponível para as visitas da escola e do público em geral.

Programa da mostra.

A professora coordenadora e os autores do projecto

Andreia Silva , Catarina Peneda , Rafael Bento e Helena Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário