quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Astronauta europeu a caminho da Estação Espacial Internacional




O astronauta da ESA, André Kuipers, e os seus companheiros de tripulação, Oleg Kononenko e Don Pettit, dão uma volta à Terra a cada 90 minutos, a bordo da nave Soyuz TMA-3M. Depois de terem partido do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, às 13:16 GMT (14:16 CET) de ontem, os astronautas dirigem-se à Estação Espacial Internacional.

Em dois dias a nave irá dar 35 voltas ao globo, acendendo o motor principal por três vezes, numa operação de ajuste da órbita para a acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS), na próxima Sexta-feira, 23 de Dezembro às 13:43 GMT (14:43 CET).
Com a chegada destes três astronautas, a Estação voltará a funcionar em pleno – a ocupação tem estado reduzida a três nos últimos três meses, devido à falha no lançamento da nave de carga Progress, em Agosto.

Durante a missão, André fará mais de 25 experiências europeias, num amplo leque de disciplinas: pesquisa humana, física de fluidos, ciência dos materiais, radiação, biologia e tecnologia.

Além disso, André também irá fazer 20 experiências para as agências espaciais americana e japonesa, NASA e JAXA, respectivamente.

Também irá convidar os jovens a participar num vasto leque de actividades educacionais acerca da vida, biodiversidade e sobre os efeitos das alterações climáticas na Terra.



A tripulação na Terça-feira, na conferência de imprensa
No espaço, André realizará experiências relacionadas com a convecção e a criação de espumas em microgravidade, com transmissão para salas de aula em toda a Europa.

André será ainda um porta-voz da saúde e do bem-estar, estimulando as crianças a manterem-se em forma, na segunda edição da iniciativa educativa internacional 'Mission-X: Treina Como um Astronauta'.

O astronauta da ESA irá permanecer no espaço durante cerca de cinco meses, como membro da tripulação permanente de seis pessoas. Estará de volta à Terra 148 dias depois da partida, em Maio do próximo ano.



Ler mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário