sexta-feira, 18 de março de 2011

7ª Edição das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas



Os alunos do Projecto Radiação Ambiente, vão neste sábado participar na 7ª edição das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas - Ser Cientista por um dia... Com as Mãos nas Partículas, que irá decorrer no Instituto Superior Técnico de Lisboa.



Master Classes em Portugal, uma iniciativa a nível internacional, que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos na área da Física de Partículas Elementares e áreas associadas. A ideia é mostrar a esses jovens o tipo de actividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam.

O Programa consiste em 3 palestras de manhã, das 9h30 às 12h00, após uma mensagem
de recepção às 9h15.

O almoço será na cantina do Técnico e no período da tarde serão fornecidos aos jovens um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos em LEP no CERN, sendo solicitada a sua classificação por categorias segundo o tipo de acontecimentos (decaimentos hadrónicos, e+e-, mu+mu-, etc), obtendo-se no final após as devidas correcções uma estimativa das fracções correspondentes a cada tipo de decaimento. Os resultados serão depois combinados entre os vários grupos e discutidos em video conferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades Portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.

Os alunos participantes, serão acompanhados pelas professoras responsáveis pelo Projecto Radiação Ambiente Cristina Pinho, Laura Jardim e Teresa Lavado.

Ler mais

Página Internacional do MasterClasses

Sem comentários:

Enviar um comentário