sábado, 15 de janeiro de 2011

NASA Face in Space


O primeiro voo espacial de um Vaivém Espacial (Space Shutle) foi em 12 de Abril de 1981 pelo Vaivém Columbia. Em 2011 serão as últimas missões: Vaivém Discovery, com partida prevista para 24 de Fevereiro (missão STS-133) e Vaivém Endeavour, com partida prevista para 19 de Abril (missão STS-134).
Para estas duas últimas missões a NASA criou o programa NASA FACE IN SPACE: através da internet é possível participar inscrevendo o nome e colocando uma foto que viajará a bordo do Vaivém escolhido. Após o término da missão pode-se imprimir um certificado de participação, assinado pelo comandante de bordo.
A participação é gratuita, sujeita apenas à aceitação dos termos e condições da NASA.

Professores de Física e Química da Ferreira Dias tomaram a iniciativa de divulgar este programa e sugerir a participação de professores e alunos da escola.
Tendo em atenção que os lançamentos são frequentemente adiados, seleccionou-se a missão STS-133 (Vaivém Discovery) para não se correr o risco de a missão vir a ser calendarizada para depois do final deste ano lectivo.
Assim, convidam-se todos os interessados a fazer a inscrição simultânea no Domingo, dia 16 de Janeiro pelas 20:00 horas (para o caso de a NASA publicar uma lista de participantes por ordem cronológica de inscrição, as pessoas da Ferreira Dias aparecerão “juntinhas”). A inscrição pode ser feita noutro momento.

Instruções para o registo on-line:
- aceder ao site https://faceinspace.nasa.gov/index.aspx e carregar no botão PARTICIPATE;
- ler os termos e condições de participação e, concordando, seleccionar a opção “I agree …”;
- preencher a ficha de registo com o primeiro e último nome, o país, seleccionar a missão STS-133 e adicionar uma foto (facultativo);
- editar a foto (cortar, esticar, rodar), se necessário, para ficar bem na janela do Vaivém;
- após uma pequena animação obtém-se o código que mais tarde permite imprimir o certificado (deve-se imprimir ou anotar este código).

Os detalhes da missão podem ser seguidos por este link:
https://faceinspace.nasa.gov/STS133.aspx


Os Vaivém Espaciais foram os primeiros veículos espaciais reutilizáveis e têm desempenhado importantes missões colocando satélites em órbita, colaborando na construção da Estação Espacial Internacional e desempenhando vários investigações científicas.
Foram construídas cinco naves - Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.
A nave Columbia fez o voo orbital inaugural em 12 de Abril de 1981 (missão STS-1), detém o recorde da missão mais longa (STS-80: 17 dias e 15 horas em 1996) e desintegrou-se ao regressar à Terra em 2003 (STS-107).
A nave Challenger explodiu poucos segundos após o lançamento, em 1986 (STS-51-L).
A nave Discovery é actualmente a mais antiga e a que efectuou mais missões (algumas entre as mais importantes de todo o programa, como a colocação em órbita do Telescópio Espacial Huble). A sua última missão (STS-133) tem data de lançamento marcada para 24 de Fevereiro de 2011.
A nave Atlantis efectuou a sua última missão em 2010 (STS-132).
A nave Endeavour é a mais recente e efectuará a última missão do programa (STS-134) com lançamento previsto para 19 de Abril de 2011.

(Post redigido pelos professores Ana Almeida e Carlos Almeida)

Sem comentários:

Enviar um comentário