Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa.
Os neutrinos têm uma interacção fraca com a matéria e por isso não damos por eles, no entanto, são fundamentais para a compreensão microscópica e cosmológica da Natureza.
Os neutrinos são as partículas elementares mais misteriosas e difíceis de detectar. Até hoje, apenas se conseguiu dar um limite superior para a massa do neutrino e que é no máximo 250 000 vezes mais pequena do que a partícula elementar mais leve: o electrão.
A determinação da massa do neutrino é por isso um desafio não só para os físicos como para os engenheiros. Nesta palestra, falaremos sobre todas as ferramentas necessárias: da tabela periódica aos supercondutores passando pelos detectores a trabalharem a temperaturas perto do zero absoluto para conseguirem detectar o neutrino do electrão_ pois afinal não nos podemos esquecer que até hoje só conseguimos medir e observar < 5% da massa-energia do Universo…
Palestras realizadas na semana da Ciência & Tecnologia - 18 de novembro de 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário