domingo, 27 de abril de 2014

Projeto Radiação Ambiente - Visita de Estudo ao TOKAMAK -IST e Reator Nuclear - Campus Tecnológico e Nuclear - 12 de março

Juntamente com os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes, os alunos do Projeto Radiação Ambiente da Ferreira Dias visitaram o ISTTOK no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear.




De tarde foi a vista ao reator nuclear de Sacavém - Campus Tecnológico  e Nuclear.
Foi um dia dedicado ao Nuclear!







Projeto Radiação Ambiente - Visita de Estudo CERN - 18 de fevereiro

No dia 18 de fevereiro realizou-se uma visita de estudo ao CERN.

Depois de uma palestra introdutória com o Engenheiro José Silva foi possível descer à Caverna do CMS.
O grupo constituído por 4 professoras e 44 alunos foi muito bem recebido pelo pessoal do CERN.




Esta visita foi organizada em conjunto com a professora de Biologia e Geologia. No âmbito da Biologia visitámos o Museu de História Natural.





Visitámos ainda  a Organização das Nações Unidas.

Projeto Radiação Ambiente - Exposição: CERN - Accelerating science




Numa perspetiva interdisciplinar a exposição de 17 cartazes em Inglês e Francês permitiu fazer uma viagem desde a origem do Universo - Big Bang, passando pelo caldo inicial até ao nascimento das Estrelas.

Mistérios do Universo – energia e matéria escura e ainda a vida na Terra.
Nesta exposição houve ainda espaço para telescópios e aceleradores, matéria e anti-matéria.
E ainda o Nobel da Física 2013!




Projeto Radiação Ambiente - Feixes iónicos contra o cancro

Palestra com o Professor Luís Peralta - Departamento de Física da FCUL - Investigador do LIP




Feixes de iões de carbono começaram a ser usados no novo hospital de Heidelberg no tratamento de cancros radio-resistentes. Tendo uma maior eficiência radiobiológica que os feixes de fotões, os feixes de iões têm mostrado ser eficientes em casos em que a radioterapia convencional é menos eficaz. Esta nova modalidade terapêutica promete assim abrir novos horizontes e esperança em doentes com cancros agressivos.



Palestra realizada na Semana da Ciência & Tecnologia - 22 de novembro de 2013

Projeto Radiação Ambiente - Energia Nuclear, Presente e Futuro

Palestra com o Dr. Bruno Gonçalves - Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear - Instituto Superior Técnico

A população mundial irá aumentar de 6 para 9 mil milhões nos próximos 50 anos. Este aumento populacional a par com o crescimento económico, irá contribuir para um significativo aumento da procura de energia sendo imperativo encontrar fontes de energia capazes de providenciar energia a baixo custo, de forma limpa e segura.
A fusão nuclear, a fonte de energia do universo que alimenta as estrelas, tem tido um progresso considerável nas últimas décadas e poderá em breve sair do laboratório tornando-se uma opção credível e benigna para produção de eletricidade em larga-escala e de forma limpa. Atingir este objetivo requer uma intensa atividade de investigação e um esforço de longo-termo requerendo um programa de investigação e desenvolvimento coordenado pela União Europeia.
O seminário irá introduzir a fusão nuclear, a justificação para o seu desenvolvimento e demonstrar as principais vantagens desta forma de energia. Irá também abordar o estado-da-arte nesta área de investigação na área da física e tecnologia, com ênfase no trabalho desenvolvido no tokamak JET (Reino Unido), o esforço desenvolvido para o futuro reator experimental ITER.



Palestra realizada na Semana da Ciência & Tecnologia - 19 de novembro de 2013

Projeto Radiação Ambiente - Ao encontro do infinito...no CERN e mais além!

Palestra com o Professor Pedro Abreu - Instituto Superior Técnico - LIP


Nesta palestra sobre física de partículas e de astropartículas, viajamos até ao infinitamente pequeno, que se pode investigar no maior acelerador do mundo - o LHC no CERN - até ao infinitamente grande - onde os aceleradores cósmicos nos enviam partículas com energias inatingíveis na Terra.



Palestra realizada na Semana da Ciência& Tecnologia- 20 de novembro

Projeto Radiação Ambiente - Neutrinos: o que são, onde estão e como detetá-los?

Palestra com a Professora Maria José Ribeiro Gomes
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa. 





Os neutrinos têm uma interacção fraca com a matéria e por isso não damos por eles, no entanto, são fundamentais para a compreensão microscópica e cosmológica da Natureza.
Os neutrinos são as partículas elementares mais misteriosas e difíceis de detectar. Até hoje, apenas se conseguiu dar um limite superior para a massa do neutrino e que é no máximo 250 000 vezes mais pequena do que a partícula elementar mais leve: o electrão.
A determinação da massa do neutrino é por isso um desafio não só para os físicos como para os engenheiros. Nesta palestra, falaremos sobre todas as ferramentas necessárias: da tabela periódica aos supercondutores passando pelos detectores a trabalharem a temperaturas perto do zero absoluto para conseguirem detectar o neutrino do electrão_ pois afinal não nos podemos esquecer que até hoje só conseguimos medir e observar < 5% da massa-energia do Universo…




 Palestras realizadas na semana da Ciência & Tecnologia - 18 de novembro de 2013

Projeto Radiação Ambiente










Projeto que pretende promover o intercâmbio científico entre a escola e as instituições de ensino superior e ainda com as escolas básicas e secundárias a nível nacional.
Com o objectivo de explorar temas relacionados com a radiação ionizante, em especial o seu impacto na vida quotidiana, na sociedade e no meio ambiente, prevê-se a realização de atividades experimentais nas áreas da radiação cósmica, radioatividade ambiente, radioatividade em minerais e radiação X, produzida para fins clínicos, palestras, webcast de debates com cientistas convidados e visitas de estudo a institutos científicos. As atividades realizadas em cada escola serão apresentadas num Encontro Nacional, que terá lugar no final de cada um dos dois anos do projeto.


As Coordenadoras na Escola :

Cristina Pinho – Laura Jardim – Teresa Lavado