domingo, 9 de dezembro de 2012

Núcleo de Ciências

Estudo da morfologia de um peixe ósseo
 
 
No passado dia 23/11/2012, os alunos do Núcleo de Ciências realizaram uma atividade laboratorial experimental, na qual observaram as estruturas externas e os orgãos internos de um peixe ósseo.
 















quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Durante a semana das C&T, 19 a 23 de novembro, a nossa escola, Ferreira Dias, proporcionou a comunidade escolar uma grande variedade de palestras no âmbito das Ciências, Física, Matemática e Informática. 
Houve exposições temáticas e o concurso Trivial da Ciência destinada meramente para os alunos.

Consulte o site do Gabinete de Comunicação na Ferreira, para visualizar os vídeos e imagens decorrentes da semana das C&T

sábado, 17 de novembro de 2012

Núcleo de Ciências - Saída de Campo "Explorando a Praia da Parede"

No passado dia 10 de novembro de 2012, nós, alunos do Núcleo de Ciências, reunimo-nos e fomos até à praia da Parede com o objectivo de contactar com o trabalho realizado durante uma saída de campo no âmbito da Biologia Marinha. Observámos e identificámos a biodiversidade marinha existente nas poças de maré nas diferentes zonas do litoral rochoso.

Tivemos muita sorte, porque o tempo estava agradável e o mar não estava muito agitado! E foi muito giro e divertido!
Os alunos do núcleo
 





Em pleno trabalho...árduo!
 
 
 
 
 
Nós...
 
 
 
... e as professoras e encarregados de educação!!
 
 
 
 
 
 

domingo, 14 de outubro de 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

Semana do espaço - Visita de Estudo - 11º Ano

No dia 11 de outubro, todas as turmas do 11º ano da Ferreira participaram nas atividades da Semana do Espaço no Planetário Gulbenkian.
Participaram no lançamento de foguetões de água e foguetões químicos - organização do Centro de Ciência Viva de Sintra.




Assistiram a uma palestra com a Professora Dava Newman do MIT sobre - Viagens Espaciais de Humanos: A Exploração da Terra a Marte.



O fato espacial que será utilizado pelo primeiro ser humano a pisar o solo de Marte será muito diferente do envergado por Neil Armstrong quando chegou à lua.




Combinando engenharia e design, o fato espacial do futuro será algo semelhante ao BioSuit ™ desenvolvido pela professora do MIT Dava Newman para a NASA.





A Professora Dava Newman discutiu os desafios do movimento humano no espaço e como a investigação científica que originou o revolucionário BioSuit™ pode também contribuir para melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com problemas de locomoção no nosso próprio planeta.

A equipa de Professores da Ferreira.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Prémio Nobel da Química

Os cientistas norte-americanos Robert Lefkowitz e Brian Kobilka são os laureados com o Prémio Nobel da Química 2012 pelos "estudos sobre os recetores acoplados à proteína G", anunciou o Comité Nobel. No comunicado em que anuncia os nomes dos laureados, a Real Academia Sueca das Ciências explica que cada uma dos milhões de células que compõem o corpo humano tem pequenos recetores que lhe permitem sentir o meio envolvente e adaptar-se a novas situações. Robert Lefkowitz e Brian Kobilka são agora premiados por "descobertas que revelam o funcionamento interno de uma importante família destes recetores: os recetores acoplados à proteína G", informa o mesmo comunicado. A academia sublinha ainda que "cerca de metade de todos os medicamentos atuam através dos recetores acoplados à proteína G". Durante muito tempo, explica a academia, foi um mistério como é que as células conseguiam sentir o ambiente que as rodeava. Os cientistas sabiam que hormonas como a adrenalina têm efeitos poderosos - aumentam a pressão arterial e fazem o coração bater mais depressa - e suspeitavam que a superfície celular continha algum recetor para essas hormonas, mas em que consistiam e como funcionavam permaneceu um mistério durante grande parte do século XX.

Prémio Nobel da Física 2012

O Prémio Nobel da Física de 2012 foi atribuído no passado dia 9 ao francês Serge Haroche e ao americano David Wineland, ambos de 68 anos. De acordo com a citação do Comité Nobel, o prémio deve-se ao desenvolvimento de "métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais". De forma independente, os investigadores "inventaram e desenvolveram métodos para medir e manipular partículas individuais, preservando a sua natureza quântica, de um modo que se julgava inalcançável".
Serge Haroche e David J. Wineland inventaram e desenvolveram, independentemente, métodos de medir e manipular partículas individuais, preservando a sua natureza quântica-mecânica de uma forma até então considerada impossível, escreve a Real Academia Sueca das Ciências no comunicado em que anuncia os laureados. O mesmo comunicado refere que os dois cientistas "abriram a porta a uma nova era de experimentação na física quântica ao demonstrar a observação directa de partículas quânticas individuais sem as destruir". O comunicado explica que, para partículas individuais de luz ou de matéria, as leis da física clássica deixam de se aplicar e a física quântica toma o seu lugar. Mas as partículas individuais não são fáceis de isolar e perdem as misteriosas propriedades quânticas assim que interagem com o mundo exterior. Ler mais

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Da Terra ao Sol são 149.597.870.700 metros

A distância que separa o nosso planeta da nossa estrela tem norma definitiva
A distância entre a Terra e o Sol é um dos valores mais antigos da astronomia Os astrónomos redefiniram uma das distâncias mais importantes no Sistema Solar. A unidade astronómica (UA), a distância aproximada entre a Terra e o Sol deixou de ser uma complicada equação para converter-se num único número A nova norma foi aprovada em Agosto passado, por unanimidade, na reunião da União Astronómica Internacional que se realizou em Pequim. A unidade astronómica é agora de 149.597.870.700 metros. A distância entre o nosso planeta e a nossa estrela é um dos valores mais antigos da astronomia. A medição precisa foi realiza pela primeira vez em 1672 pelo astrónomo Giovanni Cassini, que observou Marte desde Paris, enquanto o seu colega Jean Richer fazia o mesmo na Guiana Francesa (América do Sul). Ler mais. Fonte : CiênciaHoje

sábado, 1 de setembro de 2012

6ª Formação em Física de Partículas no CERN, Suiça.


O LIP  (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas)e CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear) organizaram em conjunto a 6ª Escola de Verão no CERN, em Língua Portuguesa de 26 a 31 de Agosto 2012.


Este curso é constituído por palestras Sobre Física de Partículas, feitas por investigadores a trabalhar no CERN, e por visitas guiadas aos vários aspetos do Laboratório (experiências e aceleradores), acompanhadas por investigadores portugueses do CERN.  (saber mais)

Tivemos a oportunidade de construir uma câmara de nuvens.

E de conversar com o conceituado Jack Steinberger, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Física, em 1988, por ter descoberto o neutrino do muão.


A iniciativa preocupa-se em divulgar os recentes avanços e descobertas científicas e tornar os professores em embaixadores da ciência e tecnologia, de forma a inspirar os jovens a seguir carreiras cientificas .

Obrigado a todos os que contribuíram para esta experiência fantástica de ver a ciência no seu melhor, em especial aos professores da ESFD, que contribuiram para a minha formação, enquanto aluna e professora desta escola.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Jovens «físicos» portugueses conquistam medalha de bronze

Olimpíadas Internacionais de Física - Tallinn e Tartu, Estónia, no final de julho.
Matheus Marreiros (Lisboa), Manuel Cabral (Porto), Simão João (Funchal), Francisco Machado (Coimbra), Pedro Paredes (Coimbra) e Reile Johanson (guia dos estudantes portugueses)
Na competição mundial para estudantes do ensino secundário, a equipa portuguesa regressou com um dos melhores conjuntos de prémios de sempre: uma medalha de bronze e três menções honrosas.Este ano participaram na competição 378 estudantes finalistas do ensino secundário de 81 países. Nesta prova, os jovens estudantes foram convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois exames (um teórico e um experimental).“A prestação dos nossos estudantes na prova teórica foi bastante boa e teria sido possível obter mais e melhores prémios se o desempenho na prova experimental tivesse sido equivalente”, afirmam os team-leaders que acompanharam a delegação portuguesa à Estónia, Fernando Nogueira e Rui Travasso.
Fonte : CiênciaHoje

terça-feira, 24 de julho de 2012

Professores ‘vão à escola’ da Estação Espacial Europeia

Workshop de quatro dias divulga material educativo2012-07-23Por Susana LageOs professores a montar um circuito durante uma das 'aulas práticas'“Intenso”, “prático” e “fantástico” são algumas das palavras que descrevem o 3º Workshop de Verão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa) segundo os cinco professores portugueses que nele participaram, entre 10 e 13 de Julho, na Holanda. Com um número limite de 36 participantes de 12 países (Portugal, Espanha, Holanda, Roménia, Grécia, Itália, Áustria, Irlanda, Polónia, Estónia, República Checa, Reino Unido), a iniciativa preocupa-se em divulgar os recentes avanços e descobertas no campo espacial e desenvolver programas que possam, de algum modo, inspirar os jovens a seguir carreiras em ciência e tecnologia.Fonte : CiênciaHojeLer mais
Adicionar imagem


quinta-feira, 19 de julho de 2012

‘Génios’ da matemática trazem ouro e prata para Portugal

A equipa mais jovem de sempre a representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) chegou ontem ao Aeroporto de Lisboa com uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Os participantes chegavam da Argentina, onde decorreu a 53ª edição das IMO, e foram recebidos com abraços e beijos das famílias orgulhosas pela prestação na competição que reuniu cerca de 550 jovens de vários países. Ler mais : CiênciaHoje

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Descoberto o "Bosão de Higgs"


O centro europeu de investigação nuclear (CERN) anunciou esta quarta-feira de manhã em Genebra a descoberta de uma partícula totalmente nova que pode ser o bosão de Higgs, entidade subatómica cuja procura dura há quase 50 anos. Os cientistas garantem que a nova partícula tem características de massa e comportamento previstas para o bosão de Higgs.
Esta particula é chamada "Particula de Deus", por ser a responsável por dar massa à matéria inicial no BigBang
Próximas conferências do LIP

quinta-feira, 10 de maio de 2012

5º Encontro Nacional do Projeto Radiação Ambiente

Decorreu na Ferreira Dias, no dia 5 de maio, o 5º Encontro Nacional do Projeto Radiação Ambiente onde participaram 17 escolas de vários pontos do país, num total de 150 participantes.

 O Encontro organizado pela Ferreira Dias e pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e contou com vários apoios sendo de realçar o apoio da Câmara Municipal de Sintra.




No dia 4, os alunos, das escolas que vieram de longe, foram recebidos na Estação da Portela de Sintra, num autocarro da Junta de Freguesia de Mem Martins, fizeram uma rápida visita ao Centro da Vila de Sintra e depois rumaram à Escola Nacional de Bombeiros onde foram muito bem recebidas pelo diretor Dr. Domingos Quintas e ai jantaram e ficaram comodamente hospedados.


No dia 5 logo pela manhã os alunos da Ferreira Dias receberam os participantes no Encontro, fazendo uma visita guiada à escola.

Na sessão de abertura estiveram presentes, os investigadores do LIP, professores João Carvalho da Universidade de Coimbra, Pedro Abreu do Instituto Superior Técnico e Luís Peralta da Faculdade de Ciências de Lisboa e Coordenador do Projeto. Estiveram ainda presentes a professora Ana Noronha do Ciência Viva e o Dr. Marco Almeida Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra e claro a nossa diretora Drª. Leonídia Cunha.

 No período da manhã, decorreu a mostra de Ciência, em que todas as escolas tiverem a oportunidade de apresentar o trabalho realizado ao longo do ano, e um momento musical com a banda Electric Divinity.

Após um delicioso almoço, a cargo da D. Aida e equipa, iniciou-se a tarde com uma videoconferência com o cientista do CERN André Tinoco, depois foi momento da teatralização "Prós e Contras da radiação", a que se seguiu o jogo " Milionário - Alta Radiação", com perguntas sobre Física de Partículas, organizado pelas escolas de Vendas Novas e Ferreira Dias e com o apoio do Professor Luís Peralta.



Seguiu-se a cerimónia de entrega dos prémios:
Aos vencedores do Concurso " Milionário - Alta Radiação" :
1º Lugar - Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior
2º Lugar - Escola Secundária de Vendas Novas
3º Lugar - Escola Secundária com 3º Ciclo de Ferreira Dias

E aos vencedores de melhores pósteres da mostra de Ciências:
Póster do ensino básico  
1º Lugar  -  Escola Secundária Afonso Albuquerque - Guarda

Póster do ensino secundário
1º Lugar - Escola Secundária de S. Pedro do Sul,
2º Lugar - Escola Secundária da Batalha
3º Lugar - em ex-aequo - Escola Secundária da Portela e Escola Secundária Ferreira Dias.

Os prémios foram oferecidos por: El Corte Inglês, Axa Seguros – Fundação Corações em Ação
Metropolitano de Lisboa, TMN, Câmara Municipal Sintra, Porto Editora, LIP.

A Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Sintra encerrou em grande o nosso encontro.
No final foi servido um lanche com produtos oferecidos pela Piriquita, DanCake, Marianita, Sumol/ Compal, El Corte Inglês, Nestlé, Instituto Bebel e Fofos de Belas.

A organização do Encontro contou ainda com o apoio técnico do Gabinete de Comunicação e da Schoolware.

Comissão Organizadora

Catarina Ramos, Cristina Pinho, Laura Jardim, Teresa Lavado