quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nobel da Química «tripartido» - Desenvolvimento de novas ligações entre átomos de carbono distinguido


O norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki foram os investigadores distinguidos hoje com o Prémio Nobel da Química, graças ao trabalho desenvolvido em formas mais eficientes de ligar átomos de carbono para construir moléculas complexas.

Estes três cientistas desenvolveram uma ferramenta que permite criar moléculas tão complexas como as que encontramos na natureza e que foram utilizadas para desenvolver novos medicamentos e materiais revolucionários como o plástico. De acordo com a academia sueca, o trabalho destes laureados é utilizado em todo o mundo "tanto para a produção comercial de medicamentos como para a indústria electrónica".

Na origem da criação destas moléculas complexas está o paládio (Pd), um elemento químico quase desconhecido dos leigos em química, mas comummente utilizado em odontologia. Os investigadores utilizaram este metal de transição para unir os átomos de carbono, num processo denominado por acoplamento cruzado do paládio catalisado, um dos processos mais sofisticados da química, criando-se assim elementos mais complexos aplicáveis no tratamento de cancro, na electrónica e na agricultura, por exemplo.

Ler mais

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    gostaria de vos fazer chegar uma informação que penso ser do interesse de vossa comunidade (alunos e professores), mas não encontro e-mail de contacto.
    o meu e-mail é saraiva@nextpower.pt
    Obrigado
    Rodrigo

    ResponderEliminar