Este é um espaço dedicado à Ciência, onde podes encontrar novidades do que é feito na escola, a nível nacional e no mundo. Podes contribuir enviando mensagens relacionadas com esta temática.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Earth from Space: Gifts from the ice age
Ler mais
sábado, 9 de outubro de 2010
Viagem ao Futuro com as Células Estaminais
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Nobel da Química «tripartido» - Desenvolvimento de novas ligações entre átomos de carbono distinguido
Estes três cientistas desenvolveram uma ferramenta que permite criar moléculas tão complexas como as que encontramos na natureza e que foram utilizadas para desenvolver novos medicamentos e materiais revolucionários como o plástico. De acordo com a academia sueca, o trabalho destes laureados é utilizado em todo o mundo "tanto para a produção comercial de medicamentos como para a indústria electrónica".
Na origem da criação destas moléculas complexas está o paládio (Pd), um elemento químico quase desconhecido dos leigos em química, mas comummente utilizado em odontologia. Os investigadores utilizaram este metal de transição para unir os átomos de carbono, num processo denominado por acoplamento cruzado do paládio catalisado, um dos processos mais sofisticados da química, criando-se assim elementos mais complexos aplicáveis no tratamento de cancro, na electrónica e na agricultura, por exemplo.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Andre Geim e Konstantin Novoselov ganham Prémio Nobel da Física
"Os transístores de grafeno são substancialmente mais rápidos do que os transístores de silicone, usados atualmente, e resultam em computadores mais eficientes", refere a Academia Real das Ciências da Suécia."
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Nobel da Medicina para o britânico Robert Edwards
O britânico conseguiu este feito graças ao seu trabalho no desenvolvimento da fertilização in-vitro, que permitiu a milhões de casais em todo o mundo terem filhos.
Robert Edwards e Patrick Steptoe, que morreu em 1988, desenvolveram a técnica da fertilização in-vitro, que permite fertilizar os óvulos fora do corpo e depois recolocá-los no útero da mulher.