sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Earth from Space: Gifts from the ice age

15 October 2010This Envisat image features the mountains, glaciers and icefields in southeastern Alaska and British Columbia, Canada.

Ler mais

sábado, 9 de outubro de 2010

Viagem ao Futuro com as Células Estaminais

Crioestaminal desafia ensino secundário a estudar futuro terapêutico das células estaminais.
No âmbito das suas políticas de incentivo à investigação científica, a Crioestaminal lança o concurso “Viagem ao Futuro com as Células Estaminais”, em parceria com o CIB – Centro de Informação em Biotecnologia e com a Ordem dos Biólogos, destinado alunos do ensino secundário e criado com o objectivo de promover o conhecimento e a investigação científica na área das células estaminais. Neste passatempo, que vai contemplar escolas públicas e privadas, os alunos são desafiados a juntar-se em grupo e, sob a orientação de um professor, criar apresentações sobre as células estaminais e as suas aplicações terapêuticas. O melhor trabalho será premiado com uma viagem a Londres, com estadia e entrada no Museu de História Natural.As inscrições estão abertas até 29 de Abril de 2011, data a partir da qual o júri irá analisar os trabalhos a concurso, anunciando os resultados no dia 17 de Junho.Para mais informações sobre o concurso, os interessados deverão consultar:o site www.crioestaminal.pt/crioestudante no facebook http://www.facebook.com/crioestudante

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESA - Observing the Earth

Earth from Space: Convergence of continents and currents - Strait of Gibraltar

Ler artigo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nobel da Química «tripartido» - Desenvolvimento de novas ligações entre átomos de carbono distinguido


O norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki foram os investigadores distinguidos hoje com o Prémio Nobel da Química, graças ao trabalho desenvolvido em formas mais eficientes de ligar átomos de carbono para construir moléculas complexas.

Estes três cientistas desenvolveram uma ferramenta que permite criar moléculas tão complexas como as que encontramos na natureza e que foram utilizadas para desenvolver novos medicamentos e materiais revolucionários como o plástico. De acordo com a academia sueca, o trabalho destes laureados é utilizado em todo o mundo "tanto para a produção comercial de medicamentos como para a indústria electrónica".

Na origem da criação destas moléculas complexas está o paládio (Pd), um elemento químico quase desconhecido dos leigos em química, mas comummente utilizado em odontologia. Os investigadores utilizaram este metal de transição para unir os átomos de carbono, num processo denominado por acoplamento cruzado do paládio catalisado, um dos processos mais sofisticados da química, criando-se assim elementos mais complexos aplicáveis no tratamento de cancro, na electrónica e na agricultura, por exemplo.

Ler mais

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Andre Geim e Konstantin Novoselov ganham Prémio Nobel da Física



Andre Geim, 51 anos, é um cidadão holandês de origem russa. Konstantin Novoselov, 36 anos, tem dupla nacionalidade, russa e britânica. Ambos são professores da Universidade de Manchester, Reino Unido.


Ganharam o Prémio Nobel da Física 2010 "pelos seus trabalhos revolucionários sobre o grafeno" , a forma bidimensional útil no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos.
"Os transístores de grafeno são substancialmente mais rápidos do que os transístores de silicone, usados atualmente, e resultam em computadores mais eficientes", refere a Academia Real das Ciências da Suécia."



Dado serem praticamente transparentes e bons condutores, os transístores de grafeno, terão aplicação em ecrãs tácteis, painéis luminosos ou até em painéis solares", acrescenta.




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nobel da Medicina para o britânico Robert Edwards




O primeiro dos Prémios Nobel 2010 já é conhecido: Robert Edwards foi distinguido com o Prémio Nobel da Medicina.
O britânico conseguiu este feito graças ao seu trabalho no desenvolvimento da fertilização in-vitro, que permitiu a milhões de casais em todo o mundo terem filhos.
Robert Edwards e Patrick Steptoe, que morreu em 1988, desenvolveram a técnica da fertilização in-vitro, que permite fertilizar os óvulos fora do corpo e depois recolocá-los no útero da mulher.

Ler mais.

Nobelprize.org