domingo, 17 de maio de 2009

Projecto MEDEA


O projecto MEDEA visa medir os campos eléctricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) que são produzidos por qualquer equipamento ou circuito eléctrico. Em particular, os alunos vão ser encorajados a efectuar medições destes campos na escola, no seu ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia eléctrica. Para além disso serão encorajados a procurar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos destes campos na saúde humana.
As escolas participantes no MEDEA receberam um medidor de campo eléctrico e magnético que devem usar durante o desenvolvimento do projecto. A SPF tem dez equipamentos de medida o que significa que o MEDEA está a ser desenvolvido em simultâneo por dez escolas. A SPF disponibilizará toda a informação necessária à implementação do projecto MEDEA. Nomeadamente, existirá o acesso a um site que permite a simulação de experiências de electromagnetismo, designado por “O Laboratório de Faraday”. Na página MEDEA existe um mapa de Portugal sobre o qual vão ser colocados os nomes das escolas participantes. A cada um desses nomes estará associada uma ligação para uma página, criada pelos alunos da respectiva escola, que deverá conter os resultados das suas medições e os seus comentários. À escola que realizar o melhor trabalho, de cada grupo de dez participantes no projecto, a SPF atribuirá um prémio. Esta apreciação será feita por um júri nomeado pela SPF.
A Coordenação do Projecto a nível da SPF está a cargo dos Professores Augusto Barroso e Maria José Ribeiro Gomes.
Na nossa escola a Coordenadora do Projecto é a Professora Luisa Ramos e envolve a participação dos alunos das turmas C1 e C5 do 11º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário