segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Da Terra ao Sol são 149.597.870.700 metros

A distância que separa o nosso planeta da nossa estrela tem norma definitiva
A distância entre a Terra e o Sol é um dos valores mais antigos da astronomia Os astrónomos redefiniram uma das distâncias mais importantes no Sistema Solar. A unidade astronómica (UA), a distância aproximada entre a Terra e o Sol deixou de ser uma complicada equação para converter-se num único número A nova norma foi aprovada em Agosto passado, por unanimidade, na reunião da União Astronómica Internacional que se realizou em Pequim. A unidade astronómica é agora de 149.597.870.700 metros. A distância entre o nosso planeta e a nossa estrela é um dos valores mais antigos da astronomia. A medição precisa foi realiza pela primeira vez em 1672 pelo astrónomo Giovanni Cassini, que observou Marte desde Paris, enquanto o seu colega Jean Richer fazia o mesmo na Guiana Francesa (América do Sul). Ler mais. Fonte : CiênciaHoje

sábado, 1 de setembro de 2012

6ª Formação em Física de Partículas no CERN, Suiça.


O LIP  (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas)e CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear) organizaram em conjunto a 6ª Escola de Verão no CERN, em Língua Portuguesa de 26 a 31 de Agosto 2012.


Este curso é constituído por palestras Sobre Física de Partículas, feitas por investigadores a trabalhar no CERN, e por visitas guiadas aos vários aspetos do Laboratório (experiências e aceleradores), acompanhadas por investigadores portugueses do CERN.  (saber mais)

Tivemos a oportunidade de construir uma câmara de nuvens.

E de conversar com o conceituado Jack Steinberger, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Física, em 1988, por ter descoberto o neutrino do muão.


A iniciativa preocupa-se em divulgar os recentes avanços e descobertas científicas e tornar os professores em embaixadores da ciência e tecnologia, de forma a inspirar os jovens a seguir carreiras cientificas .

Obrigado a todos os que contribuíram para esta experiência fantástica de ver a ciência no seu melhor, em especial aos professores da ESFD, que contribuiram para a minha formação, enquanto aluna e professora desta escola.