terça-feira, 27 de dezembro de 2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal e um Bom Ano Novo



Votos de um Feliz Natal e que 2012 seja um ano muito bom, com muitas realizações
científicas.





Saudações científicas.
A Equipa da Ciência na Ferreira

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Astronauta europeu a caminho da Estação Espacial Internacional




O astronauta da ESA, André Kuipers, e os seus companheiros de tripulação, Oleg Kononenko e Don Pettit, dão uma volta à Terra a cada 90 minutos, a bordo da nave Soyuz TMA-3M. Depois de terem partido do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, às 13:16 GMT (14:16 CET) de ontem, os astronautas dirigem-se à Estação Espacial Internacional.

Em dois dias a nave irá dar 35 voltas ao globo, acendendo o motor principal por três vezes, numa operação de ajuste da órbita para a acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS), na próxima Sexta-feira, 23 de Dezembro às 13:43 GMT (14:43 CET).
Com a chegada destes três astronautas, a Estação voltará a funcionar em pleno – a ocupação tem estado reduzida a três nos últimos três meses, devido à falha no lançamento da nave de carga Progress, em Agosto.

Durante a missão, André fará mais de 25 experiências europeias, num amplo leque de disciplinas: pesquisa humana, física de fluidos, ciência dos materiais, radiação, biologia e tecnologia.

Além disso, André também irá fazer 20 experiências para as agências espaciais americana e japonesa, NASA e JAXA, respectivamente.

Também irá convidar os jovens a participar num vasto leque de actividades educacionais acerca da vida, biodiversidade e sobre os efeitos das alterações climáticas na Terra.



A tripulação na Terça-feira, na conferência de imprensa
No espaço, André realizará experiências relacionadas com a convecção e a criação de espumas em microgravidade, com transmissão para salas de aula em toda a Europa.

André será ainda um porta-voz da saúde e do bem-estar, estimulando as crianças a manterem-se em forma, na segunda edição da iniciativa educativa internacional 'Mission-X: Treina Como um Astronauta'.

O astronauta da ESA irá permanecer no espaço durante cerca de cinco meses, como membro da tripulação permanente de seis pessoas. Estará de volta à Terra 148 dias depois da partida, em Maio do próximo ano.



Ler mais.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NASA descobre os primeiros exoplanetas do tamanho da Terra



A missão Kepler da NASA acaba de descobrir os dois mais pequenos planetas fora do Sistema Solar (exoplanetas), com dimensões semelhantes à Terra e a orbitar uma estrela parecida com o Sol.

Pensa-se que os planetas descobertos sejam rochosos. Ambos encontram-se num sistema de cinco planetas baptizado de Kepler 20 a aproximadamente mil anos-luz da constelação Lira.Bem mais próximos da sua estrela do que o planeta Terra do Sol, os dois novos exoplanetas percorrem a sua órbita em menos de uma semana ou um mês.

O sistema extra-solar Kepler 20 tem mais três planetas, só que maiores, com tamanho similar ao de Neptuno. Como explica a NASA, apenas estes três exoplanetas se encontram em ‘zona habitável’, onde a água pode ser detectada em estado líquido.

A sonda Kepler, lançada em Março de 2009, tem por missão observar mais de cem mil estrelas semelhantes ao Sol, com o objectivo de detectar planetas-irmãos da Terra susceptíveis de acolher vida. O aparelho já descobriu 28 exoplanetas e recenseou 3.326 ‘planetas candidatos’, que continuam por confirmar por outros métodos.

Saber mais

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Investigadores do CERN dizem estar perto de localizar a "particula de Deus"



O Bosão de Higgs é ainda uma formulação teórica, postulada em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs
Os cientistas dedicados à procura do misterioso Bosão de Higgs, também conhecido como a "partícula de Deus", anunciaram hoje terem dado passos importantes para localizar a que é considerada a mais elementar das partículas atómicas constitutivas do universo.
"É ainda demasiado cedo para tirar conclusões definitivas. Há ainda necessidade de acumular mais dados, mas estabelecemos fundações sólidas para a pesquisa apaixonante que se seguirá nos próximos meses", afirmou Fabiola Gianotti, responsável pela experiência ATLAS conduzida no acelerador de partículas do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN, na sigla em francês).
O Bosão de Higgs é ainda uma formulação teórica, postulada em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas se as experiências realizadas no CERN – divulgadas hoje numa conferência transmitida via Internet – confirmarem a sua existência ficará aberto o caminho para a explicação da constituição de toda a matéria do universo.
As experiências ATLAS e CMS realizadas pelos cientistas que trabalham com o acelerador produziram colisões de protões, em cujas "explosões" de partículas os investigadores esperam conseguir encontrar a marca do "tijolo mais básico" da constituição de toda a matéria.
A nota informativa conclui que "não será certamente necessário esperar muito tempo para ser obtida a necessária quantidade de dados e é possível esperar que o 'enigma' seja resolvido em 2012".

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Teatro no CCVS - Encerramento do ano internacional da Química




O CCVS vai comemorar o encerramento do ano internacional da Química com a apresentação da peça “Marie Curie”, de Mira Michalowska, interpretado por Isabel Leitão, com encenação de Sylvio Zylber e produzida pela companhia de Teatro Extremo.
A peça retrata a vida e obra de Marie Curie, galardoada com o prémio Nobel da Química há cem anos e terá lugar dia 10 de Dezembro pelas 17h.

O bilhete tem um custo simbólico de 1,50€, com visita gratuita ao Centro Ciência Viva de Sintra a partir das 14h, sujeito a reserva.

Sinopse: Mary Mattinglej Melonej é uma jornalista americana fascinada pela personagem de Marie Curie que resolve entrevistá-la. Apesar de Marie Curie ter aversão aos jornalistas, aceitou ser entrevistada por ela várias vezes, revelando a sua vida e obra, tal como, as circunstâncias em que o elemento rádio foi transportado dos Estados Unidos da América para a França e mais tarde para a Polónia.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Concurso sobre a importância e as implicações sociais da investigação na área da genética.

A Sociedade Europeia de Genética Humana promove anualmente um concurso dirigido às escolas do ensino secundário sobre as perspetivas abertas pela investigação científica nesta área. À semelhança de anos anteriores, a Ciência Viva apoia esta iniciativa divulgando-a junto das escolas.

Até dia 1 Março, os alunos do ensino secundário são convidados a submeter textos, demonstrando a sua capacidade de questionar e refletir sobre a importância e as implicações sociais da investigação na área da genética. Os textos deverão ser submetidos sempre que possível em inglês e não poderão exceder o limite das 750 palavras. O professor poderá submeter até 3 textos por turma, na plataforma online do concurso.

São atribuídos prémios monetários aos alunos autores dos 3 melhores textos e aos professores orientadores de cada aluno para organizar um projeto científico ou comprar equipamento para a sua sala de aula. Todos os participantes recebem um certificado de participação no concurso.

A seleção é feita a nível internacional, e os vencedores serão anunciados no dia 25 Abril, dia do ADN. Fique atento à programação de atividades para esse dia.

saber mais

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Observação noturna na Ferreira - 25 de novembro

Alunos do 10º ano, alunos dos EFA, professores, funcionários e representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação, apesar da noite fria de novembro, não deixaram de espreitar as estrelas...
Com uma noite um pouco nubelada foi mesmo assim possivel observar Jupiter e 4 dos seus satélites, Andrómeda, as Plêíadas, Albireo e ... muito mais.
Aqui vai uma foto de Jupiter tirada no dia 25 de novembro, pelo Professor Carlos Bernardino.
Em Março será a vez da Lua e do Senhor dos Anéis.