segunda-feira, 18 de julho de 2011

Portugueses destacam-se nas Olimpíadas Internacionais de Física


Pela primeira vez na história das Olimpíadas Internacionais de Física, todos os estudantes da equipa portuguesa que participaram nesta competição mundial para alunos do ensino secundário regressaram a casa com um prémio: uma menção honrosa.

As olimpíadas decorreram em Banguecoque, na Tailândia, de 10 a 17 de Julho. Foram 393 os estudantes finalistas do ensino secundário, vindos de 84 países, que realizaram “duas longas e difíceis provas de Física”, - uma teórica e outra experimental. O vencedor absoluto desta olimpíada, que obteve a melhor classificação nas duas provas, foi um estudante da Formosa (Taiwan), Hsu Tzu-min.

Vários pontos do país estavam representados na equipa portuguesa. José Pedro Castro Fonseca é aluno da Escola Secundária Afonso Sanches, em Vila do Conde; Rafael Eduardo da Silva Teixeira, da Escola Secundária de Mirandela; Gonçalo Nuno Marques Andrade, da Escola Básica 2,3+S de Salvaterra de Magos; Rodrigo Toste Gomes e João Paulo Pires Dinis, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória (ilha Terceira).

Ler mais.