quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse total da Lua


Hoje é dia de Lua Cheia. No entanto, quando o nosso satélite subir acima do horizonte, parte do disco lunar já estará a ser ocultado pela sombra da Terra. Será um dos cinco eclipses mais longos deste século. Em Portugal Continental o fenómeno será visível entre as 21h00 e as 23h00.

Telescópios e outros meios de observação serão colocados à disposição do público para observação do eclipse total da Lua em diversos pontos do País.

No Centro Ciência Viva de Constância, às 20h00, Máximo Ferreira explica porque ocorrem os eclipses numa palestra aberta ao público.

O Observatório Astronómico de Lisboa convida o público a trazer os seus binóculos ou mesmo pequenos telescópios para acompanhar este fenómeno com o investigador Rui Agostinho. Consulte a página desta instituição para saber o horário do eclipse em diversos pontos do território nacional e obter mais informação.

Se não puder deslocar-se a algum destes locais, não deixe de acompanhar o eclipse. Basta olhar para o céu entre as 21h00 e as 23h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário