terça-feira, 25 de maio de 2010

FERREIRA DIAS NO 18º CONCURSO JOVENS CIENTISTAS E INVESTIGADORES 2009/2010


LISBOA, MUSEU DA ELECTRICIDADE, 27 A 29 DE MAIO DE 2010


Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores desenvolvido pela Fundação da Juventude. Este concurso pretende incentivar a realização de projectos/trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos realizados nas escolas, em Portugal.

Um grupo de três alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo de Ferreira Dias vai participar na IV Mostra Nacional de CIência, que decorrerá em Lisboa, Museu da Electricidade, entre os dias 27 e 29 de Maio de 2010. Este grupo de Área de Projecto, da turma 12ºC5, que tem como docente Luísa Fernandes, para o desenvolvimento deste trabalho contou também com a orientação da professora da disciplina de Química, Helena Freitas.

O Projecto desenvolvido na Área das Ciências Médicas intitula-se : Rastreio Glicémico numa População Escolar: possíveis causas e prevenção da diabetes, da autoria dos alunos Andreia Marisa Bilé Silva, Rafael Nogueira Bento e Catarina Sofia de Araújo Peneda.

Dos 380 projectos submetidos é um dos 101 projectos aceites para a IV MOSTRA NACIONAL DA CIÊNCIA, a realizar no Museu da Electricidade de 27 a 39 de Maio.


Com este projecto pretende-se alertar a comunidade escolar para os riscos inerentes à diabetes tipo II. A crescente taxa de incidência e a precocidade da deste tipo de diabetes estão intimamente relacionadas com a dieta desequilibrada verificada na maioria da população, sendo o sedentarismo outro dos factores contribuintes para esta patologia. O estudo destes dados culminou na organização de um rastreio à diabetes na comunidade escolar, que visou corroborar eventuais causas desta relação. A abordagem por intermédio de um inquérito, aquando da medição da glicémia, propõe um tratamento de dados em função da idade, sexo, estado prandial, actividade física regular, entre outros aspectos relevantes da amostra considerada. Para sustentar a hipótese recorreu-se ao uso de modelos animais (ratos), respeitando-se todas as normas éticas de manutenção e manipulação animais. Após a obtenção de resultados pretende-se sensibilizar e propor à população medidas preventivas face a esta enfermidade.
Qualquer elemento da comunidade escolar pode visitar a mostra no horário disponível para as visitas da escola e do público em geral.

Programa da mostra.

A professora coordenadora e os autores do projecto

Andreia Silva , Catarina Peneda , Rafael Bento e Helena Freitas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

3º ENCONTRO NACIONAL - PROJECTO RADIAÇÃO AMBIENTE - FERREIRA DIAS - 3º LUGAR

Os alunos da Ferreira ,Ana Raquel, Beatriz Bento, Carlos Palos, Catarina Caetano, Cristina Torcato, Pedro Mateus, Romina Delgado e Susana Vieira, participaram no 3º Encontro Nacional do Projecto Radiação Ambiente, organizado pelo LIP- Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e que decorreu no dia 8 de Maio em Beja na Escola D. Manuel I.

Parabéns pelo Excelente desempenho !

Póster a concurso.


Fotos do Encontro.




As Coordenadoras do Projecto
Cristina Pinho e Laura Jardim

domingo, 9 de maio de 2010

Projecto Radiação Ambiente - Ferreira Dias 2010

Vídeo realizado pelo aluno Carlos Palos - Projecto Radiação Ambiente


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projecto Radiação Ambiente na Ferreira Dias




Ao longo deste ano lectivo, alguns alunos da FERREIRA, dos 11º e 12º anos participaram no Projecto Radiação Ambiente, tendo realizado algumas actividades experimentais neste âmbito. Os resultados obtidos encontram-se na página do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas- LIP.

O balanço deste projecto foi bastante positivo, pois contribuiu bastante para novas aprendizagens e para o intercâmbio de ideias entre os alunos e professores envolvidos.

Estes alunos terão oportunidade de apresentar um poster científico, com base nos conhecimentos adquiridos, perante os elementos das outras escolas participantes no 3º Encontro Nacional do Projecto Radiação Ambiente, na Escola D. Manuel I que decorrerá no próximo sábado dia 8 de Maio em Beja e estarão presentes escolas de todo o país..

Os alunos que irão representar a escola no Encontro são a Ana Raquel, Beatriz Bento, Carlos Palos, Catarina Caetano, Cristina Torcato Pedro Mateus, Romina Delgado e Susana Vieira e serão acompanhados pelas Coordenadoras do Projecto, professoras Cristina Pinho e Laura Jardim

domingo, 2 de maio de 2010

Festival de Robótica - 2010 - 1º Prémio para a Ferreira

FESTIVAL NACIONAL DE ROBÓTICA – ROBÓTICA 2010

Tal como no ano anterior, na prova de Busca e Salvamento Júnior e no escalão dos 8-14 anos, a escola alcançou o 1º lugar.

A competição teve lugar no Exposalão na Batalha e foi organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria.

A equipa, do Núcleo de Ciência e Tecnologia da escola, foi constituída pelos alunos Igor Santos (8ºB) e João Heitor (8ºE).

A prova de Busca e Salvamento Júnior (BSJ) consiste na utilização de robôs móveis para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe que são recriados artificialmente. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana, passando por trajectórias com obstáculos, lombas, interrupções de linha e declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas pelo robô.




O evento visa a troca de experiências entre as várias escolas concorrentes, a promoção junto dos alunos não universitários, da criatividade, do conhecimento e da pesquisa nas áreas da Electrónica e a divulgação da Ciência e Tecnologia junto do público em geral, através da competição de robôs.

A prova é organizada pela Escola Secundária de Tomaz Pelayo (Santo Tirso).


Provas:


Seguimento de Linha

Prova em que o robô segue uma linha branca, em forma de labirinto, num fundo preto, vencendo o que completar o circuito em menor tempo.As equipas da escola, escalão dos 8 aos 14 anos, constituída pelos alunos João Heitor do 8ºE e Igor Santos do 8ºB e escalão 15 aos 19 anos, constituída pelos alunos Cláudia Castelo e Rodrigo Reis do 12ºC4, alcançaram o 1º lugar.




Busca e Salvamento
Nesta prova os robôs têm de seguir uma linha preta em fundo branco, tendo no seu percurso de desviarem-se de obstáculos, subir rampas, ultrapassar interrupções da linha e identificar vítimas colocadas ao longo do percurso.Nesta prova a equipa da escola, constituída pelos alunos João Heitor do 8ºE e Igor Santos do 8ºB, alcançou o 4º lugar.
Parabéns pelo excelente desempenho a todos os alunos participantes e aos professores do Núcleo de Ciência e Tecnologia.